Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÊS DA MULHER

Em Belém, mais de 400 mulheres recebem ação de saúde e cidadania nas Usinas da Paz

Foram ofertados atendimento ginecológico, exames preventivos, clínica médica, odontologia, avaliação nutricional, avaliação e encaminhamento para mamografia, além de testagens para detecção de doenças e vacinação

Por Chrystian Machado (SEAC)
12/03/2024 15h16

Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado proporcionou nas Usinas da Paz da Terra Firme e da Cabanagem, em Belém, uma ação alusiva ao Dia da Mulher, celebrado na última sexta-feira (8). Por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), foram ofertados serviços gratuitos de saúde, palestras, atendimento jurídico e atrações musicais.

Mais de 400 mulheres foram beneficiadas com atendimento ginecológico, exames preventivos, clínica médica, odontologia, avaliação nutricional, avaliação e encaminhamento para mamografia, além de testagens para a detecção de doenças e vacinação.

Fátima do SocorroMoradora do bairro da Terra Firme, Fátima do Socorro, aproveitou a oportunidade para cuidar da higiene bucal. "Aproveitei hoje para vir ao dentista, fiz uma limpeza nos dentes. Essas ações são ótimas, porque muitas vezes não temos tempo de tá pegando ficha nos postos e essas ações facilitam muito", disse.

Maria de NazaréJá a dona de casa e frequentadora da Usina da Paz da Terra Firme, Maria de Nazaré, de 59 anos, fez uma consulta com o médico clínico geral e saiu com o encaminhamento para uma ressonância magnética. "Eu sempre faço acompanhamento com o médico aqui, todos estão de parabéns nesta ação. A gente consegue se consultar, é bem atendido, tudo tem. Cheguei e já to saindo com o encaminhamento", contou.

Apoio - Na Usina da Paz Cabanagem, a ação contou ainda com aulão de ritmos, orientações jurídicas, higienização facial e massagem. Também houve a entrega de cesta do projeto Banco de Alimentos, entrega de enxoval e máquinas de costura.

Socorro MeirelesSocorro Meireles, de 57 anos, destacou a importância dos serviços oferecidos às mulheres na Usina da Paz Cabanagem. "Nunca houve quem olhasse por esse bairro, mas hoje em dia temos orgulho de dizer que moramos no bairro da Cabanagem. Agora temos nossos deireitos atendidos, serviços, cursos e hidroginástica. Toda minha família está aqui dentro. Fiz um curso de corte e costura e agora ganhei uma máquina de costura", disse.

O Secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, falou sobre a importância da ação alusiva ao Dia da Mulher. "Essa iniciativa não apenas proporciona acesso a cuidados médicos essenciais, mas também reconhece a importância da prevenção em saúde, permitindo acesso aos cuidados para prevenir potenciais problemas no futuro. Além disso, ao incluir serviços que promovem a cidadania, como orientação jurídica e informações sobre direitos, a ação fortalece a participação das mulheres na sociedade", explicou.