Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DE ALEGRIA

Medicilândia ganha novo Mercado Municipal do Governo do Estado

O novo espaço tem 38 boxes e três áreas para a implantação de peixaria e açougue, além de um local de carga e descarga, banheiros e rampa de acesso

Por Gustavo Pêna (SEOP)
22/03/2024 16h12

A população do município de Medicilândia, na Região de Integração do Xingu, recebeu nesta sexta-feira, 22, do Governo do Estado a obra do Mercado Municipal. Com uma área construída de 1.845,19 m², o novo aparelho público vai contribuir para o crescimento da comercialização dos produtos rurais, gerando emprego e renda.

"Hoje nós estamos aqui entregando o Mercado Municipal. Tudo o que digo lá fora, quando eu falo sobre floresta, vocês estão praticando aqui no município de Medicilândia. A bioeconomia, o cultivo do cacau, o sistema agroflorestal, a produção com preservação, a verticalização, produzindo cacau, tirando a massa do cacau, fazendo a amêndoa virar um produto final. Orgulho de uma amêndoa daqui sendo a melhor do mundo", destacou o governador do Estado, Helder Barbalho, à população que recebeu o chefe do Executivo Estadual em festa.

Apesar de ser um município que tem a sua economia predominante na agricultura, Medicilândia ainda não contava com um Mercado Municipal com a estrutura adequada para a comercialização de produtos alimentícios. O novo espaço contempla 38 boxes e três áreas para a implantação de peixaria e açougue, além de um local de carga e descarga, banheiros e rampa de acesso.

Com o investimento de R$ 1.939.411,65 milhão, administrados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), o projeto visou a melhoria das acomodações para os comerciantes e clientes, onde os boxes foram distribuídos em blocos, de acordo com a setorização de uso. Também foram feitas a implantação de sistema de esgoto, águas pluviais, rede elétrica, construção em concreto e telhado que prioriza a ventilação natural.

Eliel José - peixeiroCom a melhoria dos espaços de trabalho, o permissionário Eliel José, que trabalha há 12 anos com pescado, agradeceu pela nova estrutura e fala da expectativa para o aumento das suas vendas. "Isso é um sonho da gente de muitos anos. A área que o governador está passando para os peixeiros é maravilhosa, tem muito espaço, é amplo. Então, acho que a gente vai poder agradar a população. Isso aí foi uma vitória muito grande para nós. Se antes eu vendia um, agora vou vender três", avaliou.

Maria Tereza Barros, feiranteJá para dona Maria Tereza Barros, que há 16 anos vive do trabalho na feira, o novo mercado trará qualidade de atendimento e higiene. "Vai ser bem melhor, uma coisa mais ampla. Estávamos em um local fechado, sujo demais. Agora vai ser bem melhor" destacou.

Produtos mais acessíveis - Com a construção do Mercado Municipal, os agricultores familiares serão inseridos no processo de comercialização direto com os feirantes, fazendo a cadeia de comercialização hortifrutigranjeira não ter mais a interferência de intermediários, ou seja, produtos de qualidade a preços baixos.

Cleidson Ribeiro, feiranteCom o espaço adequado, os permissionários podem aumentar a variedade de produtos comercializados com preços mais baratos para a população, como é o caso do feirante Cleidson Ferreira Ribeira, que há nove anos trabalha com a venda de hortifrúti. "A expectativa é grande, porque aqui, no espaço que temos, é fechado e lá, no novo mercado, é um ambiente que além de novo, é amplo e o pessoal vai chegar em um ambiente mais agradável. Com isso vamos mudar o modelo, com variedade para as pessoas terem mais opção para comprar verdura, maçã, uva e outras frutas. Lá é mais fresquinho, mais iluminado. Aqui é muito quente e murcha as verduras", disse.

Feira volante - A área de carga e descarga será utilizada uma vez por semana para a feira dos produtores rurais, levando à exposição e comercialização com preços mais acessíveis. O apoio à agricultura é uma das opções mais viáveis para se ampliar a geração de empregos e renda. O novo Mercado Municipal entregue pelo Governo do Pará atende tanto os feirantes quanto às famílias das diversas comunidades rurais que compõem a população medicilandense.

Texto de Lucas Rocha - Ascom SEOP