Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDO

Fapespa lançará estudo que evidencia potencialidades dos 144 municípios paraenses

O evento de lançamento acontece na quinta-feira, 11

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
09/04/2024 14h25

A publicação "Estatísticas Municipais Paraenses", que apresenta informações estatísticas sobre os 144 municípios do Estado do Pará, constituindo um conjunto de dados capazes de configurar um perfil sobre os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais de cada município paraense, além de instrumentalizar a construção de indicadores macroeconômicos, será lançada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), na próxima quinta-feira, 11. 

A publicação será lançada durante o "I Seminário Estadual das Pesquisas por Empresa do IBGE - Foco na Indústria, Construção, Comércio e Serviços", na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). A Estatística Municipal é uma publicação anual elaborada pela equipe técnica da Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação – CEDI/DETGI. 

Atyliana do Socorro Leão Dias dos Santos, diretora de Estatística, e de Tecnologia e Gestão da Informação."A publicação abrange um amplo estudo sobre a realidade dos 144 municípios do Pará. Ela combina dados estatísticos com uma coletânea de especificidades, revelando aspectos culturais, históricos, físicos e turísticos. Essa obra representa um registro socioeconômico da realidade municipal e contribui para o planejamento local e a gestão estadual", explica Atyliana do Socorro Leão, diretora de Estatística, de Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa. 

Trata-se de um levantamento de dados dos 144 municípios paraenses, estruturado em 18 temáticas: Demografia, Habitação, Saúde, Educação, Mercado de Trabalho, Índice de Desenvolvimento Humano, Segurança Pública, Político Eleitoral, Energia Elétrica, Abastecimento de Água, Transporte, Produto Interno Bruto Municipal, Agricultura, Pecuária, Produtos de Origem Animal, Extrativismo Vegetal, Finanças Públicas, e Meio Ambiente, além de apresentar alguns aspectos em relação à criação do município e aspectos físico-territoriais. 

A publicação apresenta-se como um relatório individual de cada município, com uma série histórica para todas as informações sistematizadas, constando o último ano disponível das mesmas. Todas as informações apresentadas são oriundas de órgãos Federais e Estaduais e de algumas empresas da iniciativa privada. 

"Este trabalho vem sendo constantemente atualizado e disponibilizado na internet através do site da Fapespa ou diretamente na Fundação. Os dados são oriundos de órgãos Federais e Estaduais e de empresas da iniciativa privada, os quais a Fapespa agradece e releva as contribuições de importância fundamental", informa a diretora.

Contribuição - No cenário atual, em que o planejamento e a gestão do município são processos que exigem um diagnóstico global e continuado da realidade local e que acompanhe e interprete a dinâmica municipal em seus diversos aspectos social, econômico e ambiental, a informação desagregada é de fundamental importância para planejadores e gestores de modo geral. 

Assim, ao disponibilizar uma atualização deste trabalho, o Governo do Estado realiza sua contribuição para o desenvolvimento da democracia, através da disseminação de informações socioeconômicas, para os gestores e a sociedade civil, contribuindo para a formação de cidadãos.

A Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas entende que ao se organizarem, interpretarem e disponibilizarem dados, informações e diagnósticos necessários a esse processo, aumenta-se a possibilidade de acertos na tomada de decisões rumo às metas estabelecidas na gestão administrativa em qualquer esfera de governo. Dessa forma, disponibilizar informações municipalizadas permite aos governos disporem de instrumentos adequados para uma gestão descentralizada.

Seminário – O estudo será lançado durante o I Seminário Estadual das Pesquisas por Empresa do IBGE - Foco na Indústria, Construção, Comércio e Serviços, evento de é de extrema relevância para a consolidação dos dados socioeconômicos do Pará.

Estarão presentes no evento: Superintendência Estadual do IBGE no Pará (SES/PA); - Coordenação das Pesquisas Estruturais e Especiais por Empresa (IBGE - Sede RJ); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-Pa) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Na ocasião serão tratados temas como: A importância das Pesquisas por Empresa na Elaboração do PIB Estadual e Municipal; Apresentação dos Resultados das Pesquisas por Empresa de Comércio e Serviços e Um panorama das pesquisas econômicas estruturais do IBGE.

Os interessados podem realizar suas inscrições por meio do endereço eletrônico clicando aqui.

Confira abaixo a programação:

8:00 – Credenciamento

8:30h – Abertura

- Superintendência Estadual do IBGE no Pará (SES/PA)

- Coordenação das Pesquisas Estruturais e Especiais por Empresa (IBGE - Sede RJ)

- Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa)

- Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-Pa)

- Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa)

 09:00h – Palestra 1

- A importância das Pesquisas por Empresa na Elaboração do PIB Estadual e Municipal 

MARCEL DO NASCIMENTO BOTELHO - Diretor Presidente da FAPESPA

09:45h – Palestra 2

- Apresentação dos Resultados das Pesquisas por Empresa de Comércio e Serviços

LUIZ CLÁUDIO DO MONTE MARTINS – Tecnologista IBGE SES/PA

10:30 – Coffee-Break

10:45h – Palestra 3

- Um panorama das pesquisas econômicas estruturais do IBGE

ALESSANDRO DE ORLANDO MAIA PINHEIRO – Coordenador das Pesquisas Estruturais e Especiais por Empresa – IBGE - Sede RJ

11:30 – Debate

12:30 - Encerramento