Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Com apoio do Governo, delegação paraense conquista 1° lugar na Copa Brasil de Muay Thai

Por Carol Amorim (SEEL)
09/04/2024 20h21

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), 30 atletas e seis técnicos paraenses participaram da Copa Brasil de Muai Thay, realizado em São Paulo, entre os dias 6 e 7 de abril, onde conquistaram diversas medalhas e ganharam o pódio como primeiro lugar entre as equipes participantes. O evento é organizado pela Associação de Lutas de São Paulo, e contou com a participação de vários estados do país.

Nesta terça-feira, 08, após a delegação paraense retornar ao estado, eles compareceram à Seel onde foram recebidos pelo secretário da pasta, Cássio Andrade para agradecer o apoio do Governo do Pará, que patrocinou a viagem dos esportistas com o custeio das passagens, alimentação e hospedagem. 

“É sempre uma alegria receber nossos atletas, principalmente quando trazem muitas medalhas para o nosso estado do Pará. Desta vez a equipe paraense do Muaithay ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas no campeonato, então todos estão de parabéns e nós aqui estamos muito orgulhosos com este resultado”, disse o Secretário Cássio Andrade. 

Ao todo, os atletas paraenses ganharam 17 medalhas de ouro, 13 de pratas, 3 cinturões e o primeiro lugar como equipe, seguido do Estado do Rio de Janeiro que ficou em segundo lugar e Minas Gerais em terceiro. Entre os confrontos um dos destaques foram as disputas de cinturão, onde os lutadores paraenses demonstraram o seu melhor em busca da vitória e conquistaram três cinturões. O atleta Marcos Vinícius, 22 anos, que já compete há 10 anos, foi um dos vencedores do Cinturão na categoria de 71 kg, e mencionou a importância do apoio do Governo para que ele conseguisse o tão sonhado reconhecimento no cenário nacional do Muay Thai. “O governo ajudou bastante a gente a chegar lá. Consegui trazer a vitória para o nosso estado. Estou muito feliz. Estou muito grato a tudo que o Governo está fazendo com a gente. Com o nosso Muay Thai do Pará, ajudando o nosso esporte a ser reconhecido lá fora. E eu estou feliz. Estou grato por tudo. O próximo passo é pegar um evento fora, Estados Unidos, Holanda. Pegar um evento top e lutar e trazer mais vitórias para o nosso estado”, enfatizou o atleta.

A presidente da Federação do Muai Thay do Pará, Luciana Silva, também frisou a importância do apoio do Governo do Estado no apoio à delegação que viajou para competir no campeonato.

“Esse apoio do Governo, da Seel, foi fundamental foi primordial, porque realmente sem esse apoio, nós não conseguiríamos e a nossa participação foi incrível. Fomos realmente destaque no evento, na área de lutas, não só pela performance dos atletas do Pará, que é uma performance conhecida já no Brasil inteiro, como atletas de alto rendimento que se dedicam, mas também de tudo, principalmente de disciplina, e com isso nós conquistamos o primeiro lugar como equipe, foi o Pará em primeiro, e quer dizer, nós aqui do norte, tão distante, levamos o maior número de atletas, graças ao apoio e a sensibilidade do Governo em apoiar nossos atletas”, disse a presidente.