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Professora de Enfermagem da Uepa, é premiada na etapa estadual e regional do Prêmio Educador Transformador

Docente no campus de Santarém, Adjanny Santos, faturou o primeiro lugar na etapa estadual e o terceiro lugar na etapa regional da segunda edição do Prêmio, promovido pelo Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare

Por Marília Jardim (UEPA)
11/04/2024 11h44

A professora Adjanny Santos, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no campus XII, em Santarém, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e o terceiro lugar na etapa regional da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare, na categoria Ensino Superior. O prêmio visa identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, com foco na Educação Empreendedora.

O prêmio identifica, valorizar e divulga projetos educacionais transformadores, implementados por professores de todo o Brasil, com foco na educação empreendedora. Para Adjanny, a premiação representa o reconhecimento do seu comprometimento com a formação de profissionais de saúde engajados com a realidade.

“Foi uma oportunidade de compartilhar nossas práticas de educação, que utilizamos como instrumento de transformação social", avalia a professora Adjanny Santos, para quem, a premiação possibilita a prática da inovação e do empreendedorismo social para a melhoria da condição de saúde, bem-estar e redução das desigualdades.

O projeto vencedor, intitulado Práticas de Promoção da Saúde em Comunidades Quilombolas no interior da Amazônia, foi realizado em parceria com a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) e com o  Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), abrangendo três comunidades quilombolas: Pérola do Maicá, Bom Jardim e Saracura.

As práticas desenvolvidas consistiram na articulação de atividades em três subprojetos: Promoção da Saúde Cardiovascular, com o objetivo de desenvolver práticas de cuidados e prevenção de doenças cardiovasculares; Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, visando disponibilizar testes rápidos para detecção de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, além de fornecer orientações sobre prevenção; e Higiene Pessoal Infantil, que buscou promover atividades lúdico-educativas para crianças quilombolas de Santarém, estimulando a adoção de práticas de higiene pessoal e autocuidado, com ênfase na importância dessas medidas para a prevenção de doenças.

Essas iniciativas, de caráter interdisciplinar, proporcionou uma vivência da realidade, com incentivo à busca por soluções, para minimizar problemas, por meio de soluções inovadoras com foco no chamado empreendedorismo social, o que foi viabilizado por meio de parcerias entre a academia e instituições. O projeto também estreitou os laços entre a universidade e as comunidades quilombolas ao abordar temas frequentemente negligenciados e ao contribuir para a redução das desigualdades. De acordo com a coordenadora do projeto, os acadêmicos envolvidos se sentiram valorizados pela oportunidade de conhecer outras realidades e compartilhar conhecimentos sobre saúde e educação, essenciais para a melhoria da qualidade de vida.

A divulgação dos vencedores nacionais acontece no dia 24 de abril, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina. Serão escolhidos sete ganhadores nacionais em suas respectivas categorias: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais), ensino fundamental (anos finais), ensino médio regular, educação profissional, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação superior. Os vencedores serão contemplados com troféu, certificado e notebook.