Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Usinas da Paz promovem qualificação e garantem oportunidades no mercado de trabalho

No ano passado, 2,5 mil alunos concluíram cursos profissionalizantes oferecidos pela Sectet, e em 2025, até outubro, mais de 17 mil estudantes finalizaram cursos nas UsiPaz

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/11/2025 08h30

O aumento de mais de 500% no número de alunos que concluíram cursos oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) nas Usinas da Paz, de 2024 para 2025, é fruto do investimento do Governo do Estado na oferta de qualificação nos complexos comunitários, permitindo que as UsiPaz impulsionem as oportunidades de trabalho para a população. No ano passado, 2.537 alunos concluíram cursos profissionalizantes, e até outubro de 2025 esse número ultrapassou 17 mil.

Os cursos abrem portas para o mercado de trabalho

Na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), Geydson Monteiro, 23 anos, participou de vários cursos, como Formação Profissional e Cidadania, Geração Digital e Porteiro e Recepcionista, e ainda de um estágio em práticas administrativas, o que serviu de base e incentivo para ser inserido no mercado de trabalho.

“Com os cursos, que são gratuitos, consegui aprimorar meus conhecimentos e me preparar para o mercado. Aprendi desde como me expressar, controlar a fala, a respiração, e até mesmo como criar um currículo. Nas Usinas temos oportunidades incríveis, que contribuem muito para as nossas experiências”, conta Geydson, que, atualmente trabalha na área administrativa de uma faculdade particular, em Belém.

Formações - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) também promove cursos nas Usinas da Paz. Somente em 2025, mais de 600 pessoas foram qualificadas em 39 cursos, incluindo Artesanato, Empreendedorismo, Hotelaria e Gestão de Pessoas.

“O nosso objetivo é promover a inclusão social, fomentar o empreendedorismo e gerar emprego e renda, além de estimular o desenvolvimento econômico sustentável nas comunidades do entorno das Usinas da Paz. É fundamental apoiar capacitações profissionais que permitam aos participantes adquirir novos conhecimentos e habilidades, para atuarem com eficiência e autonomia no mercado de trabalho”, destaca Paulo Bengtson, titular da Sedeme.

Após a certificação nos cursos de Formação Profissional e Cidadania, Informática e Auxiliar Administrativo pela UsiPaz do Icuí-Guajará, via Fundação ParáPaz, Aldaire Manoelly, 26 anos, conseguiu emprego no setor de Informática de uma escola em Ananindeua. Neste ano, ela se inscreveu no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e conseguiu uma bolsa para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Meu intuito era adquirir mais conhecimento e experiências porque estava desempregada. Já havia enviado diversos currículos, e não tinha sido chamada. Após a formação nos três cursos, que foram bem didáticos e interessantes, tive oportunidade de estagiar na Usina, atualizei meu currículo e comecei a ser chamada para entrevistas de emprego, até que conquistei um trabalho. A oportunidade impulsionou muito o meu crescimento profissional”, garante Aldaire Manoelly.