Hospital Regional dos Caetés promove ação de conscientização contra os riscos da automedicação
Em alusão ao Dia do Farmacêutico, unidade em Capanema reforça orientações sobre o uso racional de medicamentos e destaca o acompanhamento de quase mil pacientes por ano
O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no Nordeste paraense, realizou na tarde desta segunda-feira (20), por meio do grupo de farmacêuticos da unidade, uma ação educativa em destaque à importância do conhecimento sobre o uso racional de medicamentos, em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico. Além das orientações realizadas nas recepções do hospital, a unidade também oferta acompanhamento ambulatorial farmacêutico, com média de 80 pacientes atendidos por mês, totalizando cerca de 960 usuários atendidos em 2025, fortalecendo a segurança do tratamento e o uso correto das medicações.
A iniciativa teve como foco alertar usuários e acompanhantes sobre os riscos da automedicação, prática ainda comum no Brasil e reforçar a importância da utilização de medicamentos sempre com prescrição e acompanhamento profissional, contribuindo diretamente para a segurança do paciente e a eficácia das terapias.
A farmacêutica do HRPC, Lorena Caroline, destacou a relevância de ações educativas para conscientizar a população e fortalecer a assistência segura. "Ações como essa são fundamentais para orientar a população sobre o uso correto dos medicamentos e alertar sobre os riscos da automedicação. Muitas vezes, o uso inadequado pode trazer prejuízos à saúde, por isso é essencial que o paciente procure sempre orientação profissional. Nosso papel enquanto farmacêuticos é justamente garantir mais segurança, eficácia no tratamento e qualidade de vida para os usuários", afirmou.
Entre os usuários que acompanharam a ação, Maria Ivaneuza Uchôa Barbosa, de 58 anos, residente no município de Capanema e paciente dialítica, que já realiza tratamento de hemodiálise no Hospital Regional Público dos Caetés há um ano, destacou a importância das orientações recebidas durante a atividade.
"Essas orientações ajudam muito a gente, porque às pessoas usam medicamentos errados ou acham que pode tomar por conta própria. Com a explicação da farmacêutica, a gente entende melhor como usar os medicamentos da forma certa e se sente mais seguro com o tratamento. É muito importante ter esse cuidado e essa atenção com a gente", relatou.
Dados: Pesquisas indicam que a prática de usar medicamentos sem prescrição médica é frequente na população brasileira, com estudos apontando que a prevalência de automedicação fica em torno de 16,1% a 18,3% da população em levantamentos nacionais e regionais.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés CHC integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito/ Ascom CHC
