Portal de serviços da Sefa tem instabilidade
Portal de serviços da Sefa tem instabilidade
A Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (SEFA), informa que detectou, nos últimos dias, algumas instabilidades no seu Portal de Serviços. “Esta instabilidade tem impactado a rotina dos usuários externos, especialmente dos contadores. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) montou uma força tarefa para identificar e solucionar o problema e seguimos trabalhando com prioridade na identificação e solução do problema”, explicou o diretor de Tecnologia da Informação da Sefa, Humberto Barros.
A Sefa reforçou o atendimento on line e o presencial, nas coordenações regionais. “Caso os contribuintes encontrem dificuldades de acesso, orientamos que procurem as unidades fazendárias para atendimento presencial, considerando a excepcionalidade do momento ou acionem o call center Sefa”, reforça Barros.
A Sefa informa ainda que os serviços que não exigem autenticação no acesso continuam operando normalmente, como a emissão de Documento de Arrecadação do Estado (DAE).
“Alguns contadores estão com dificuldade de baixar os arquivos XMLs de Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Lembramos que o contribuinte é obrigado a guardar os arquivos XML de notas fiscais emitidas. A partir de 1º de maio de 2025, o prazo de armazenamento dos arquivos XML de documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), passou a ser de 11 anos. Essa mudança é parte do Ajuste SINIEF 2/2025. O contribuinte deve manter os arquivos acessíveis e íntegros durante todo o período”, afirma o fiscal de receitas estaduais.
Para dúvidas o cidadão deve acionar o call center Sefa, por mensagem/ligação, pelo número 0800.725.5533 ou pelo chat no site www.sefa.pa.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.