Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Pré-seleção para o festival Canta Servidor inicia nesta quinta-feira

Por Isabela Quirino (EGPA)
04/07/2019 11h00

As inscrições para o festival Canta Servidor, o festival de música desenvolvido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), encerraram na terça-feira (2) e, a partir desta quinta-feira (4), todo o material recebido durante o período de inscrições será avaliado e julgado por uma comissão técnica, formada por especialistas locais em músicas e artes.

Essa primeira fase do festival contou com quase 60 inscrições de mais de 100 servidores de 21 municípios das regiões Metropolitana de Belém; Nordeste e Sudeste; Baixo Amazonas e Sudoeste; e Região do Marajó. Três finalistas de cada região serão selecionados.

"A comissão técnica, a partir de hoje e até segunda-feira, irá ouvir todas as músicas, pontuar e fazer as considerações necessárias. Na segunda, após a pré-seleção, as pontuações serão contabilizadas e as três músicas mais votadas de cada região serão selecionadas para a final", explicou a coordenadora do Núcleo de Valorização do Servidor da EGPA, Andréa Cavallero.

O Canta Servidor tem como objetivo reconhecer e divulgar o trabalho artístico dos servidores que compõem, tocam ou cantam, e é parte dos programas de valorização do servidor, desenvolvido pela instituição. "Nosso estado é gigante, mas é integrado, e a cultura também tem esse papel. Vamos mostrar a cultura de todas as regiões do Pará realizando nosso grande objetivo, de valorizar o servidor", disse Andréa.

O festival, realizado em Belém durante muitos anos, agora segue para a região sudeste do Estado, em Conceição do Araguaia. "O ano passado fomos para Ourém realizar o evento, e este ano vamos para Conceição do Araguaia, uma cidade com as atrações de verão bem fortes. Nossa ideia é ir para o sul e fortalecer a relação que as cidades de lá tem com o Pará", finalizou.

Os compositores selecionados virão para Belém, caso não morem na capital, com os custos assegurados pela escola e, em seguida, viajam para Conceição do Araguaia. No local, os Servidores Artistas irão ensaiar e se apresentar em um palco profissional, com iluminação e banda de apoio, formada por músicos profissionais.

Todos os 12 selecionados receberão R$1 mil de premiação e após as apresentações, o principal destaque de cada região receberá, além do valor anterior, mais R$5 mil como prêmio.

A grande final do Canta Servidor será realizada no dia 25 de julho, em Conceição do Araguaia, na região sudeste do Estado. O evento é gratuito e aberto ao público, compondo a programação de verão do município. A expectativa é que o festival reúna mais de 30 mil pessoas, na Praia das Gaivotas, uma das principais da cidade.