Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Prevenção e combate à corrupção são temas de workshop no Igeprev

Por Lucila Pereira (HC)
02/10/2019 17h58

Servidores públicos estaduais participaram de um workshop sobre prevenção e combate à corrupção e melhoria da gestão pública, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), nesta terça-feira (1°), em Belém. O objetivo do evento, promovido pela Auditoria Geral do Estado (AGE), foi capacitar funcionários para identificar práticas lesivas aos cofres públicos, visando proteger e otimizar o funcionamento da gestão pública. 

O evento está inserido nas ações do programa AGE Capacita, criado pela atual gestão e que hoje é uma das mais importantes ferramentas de valorização de servidores do governo estadual. O auditor-geral do Estado, Giuseppe Mendes, destacou a importância dos Agentes Públicos de Controle na proteção do Tesouro Estadual.

Segundo ele, esses agentes são as primeiras ferramentas e barreiras de combate à corrupção, pois estão dentro dos órgãos, conhecem os contratos que são tramitados e conseguem tatear os procedimentos tomados para evitar atos lesivos ao erário. Ao identificar irregularidades, levam a denúncia à AGE para que a instituição possa instaurar os procedimentos cabíveis e abrir suas frentes de investigação.

Também participou do workshop o controlador geral do Rio de Janeiro, Bernardo Santos Cunha, especialista em criminologia e professor da Escola Nacional de Delegados de Polícia Federal.