Viseu recebe programa “FCP Por Todo o Pará”

A cidade de Viseu, localizada na região de integração do Rio Caeté, recebeu entre os dias 1 e 4 de julho, uma série de oficinas e palestras que abordaram os temas: Arte, cultura e educação. A programação gratuita foi promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do programa FCP Por Todo o Pará.
Ao longo da semana foram oferecidas atividades para diferentes públicos. Estudantes, escritores, artesãos, músicos e curiosos foram beneficiados com os serviços gratuitos.

O estudante Jefferson de Souza participou da oficina de ‘Produção de Conteúdo Digital com Dispositivos Móveis’.
“Para mim foi muito importante participar dessa oficina porque eu tenho interesse na área do audiovisual então foi uma oportunidade de aprender bastante sobre o assunto”, pontuou o estudante.
Além da oficina de audiovisual, foram oferecidos cursos de “Confecção de Livros Artesanais”, “Economia Criativa”, palestra sobre “Estrutura do Gênero Choro” e um bate-papo sobre a “Literatura Amazônica Produzida no Pará”.
Também, em Viseu, na comunidade quilombola João Grande, a FCP promoveu o mini-curso “Tem Leitura no Quilombo”, atividade exclusiva para os moradores da comunidade que tem o objetivo de valorizar a história da comunidade por meio da oralidade e escrita, incentivando a formação de novos leitores e escritores.
O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, explica que o “FCP Por Todo o Pará” busca democratizar o acesso à cultura, educação e qualificação profissional em diversas regiões do estado. “Ao longo da semana, os moradores de Viseu tiveram a oportunidade para aprender, trocar experiências e fortalecer a produção cultural na região nordeste do Pará”, conclui.