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Instituto Carlos Gomes disponibiliza material digital para alunos dos cursos de Música

Por Dayane Baía (ARCON)
24/07/2020 17h21

Durante a pandemia o Instituto Carlos Gomes (ICG), mantido pela Fundação Carlos Gomes (FCG), também precisou interromper as atividades pedagógicas presenciais para os alunos dos cursos livres, técnico e bacharelado em Música. Entretanto, desde 16 de março o órgão implementou mudanças para oferecer vídeos, palestras, apostilas e outros conteúdos online à comunidade discente. Àqueles que não possuem acesso, o instituto agenda retiradas presenciais dos materiais para mantê-los envolvidos com o aprendizado.

A motivação é um requisito importante para o ensino da música para que os alunos estejam engajados no desenvolvimento de atividades nos cursos técnico profissionalizante e Bacharelado em Música. “O projeto surgiu nesse período de pandemia para amenizar a situação dos alunos impedidos de ter aulas presenciais. Nossa preocupação foi que eles não ficassem muito prejudicados. Com isso, oferecemos lives, palestras, o projeto Entre Nós, com apresentações ao vivo direto das suas casas”, informou Joel Costa, diretor de Ensino do ICG.

Videoaulas também são produzidas pela coordenação dos cursos de educação básica e superior e disponibilizadas em uma plataforma acadêmica construída pela FCG, além das mídias sociais oficiais. Entre os pontos de atenção nesse formato estão a qualidade e o acesso dos alunos à internet. “A pandemia deu uma lição muito clara sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e sobre a necessidade de inclusão digital. É cedo para avaliar o impacto disso, é um experimento sobre esse modelo e a instituição não poderia ficar à margem desse processo. O Governo do Pará já está investindo em tecnologia. Em seguida, iremos atrás de parcerias com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação); Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará) e a Funtelpa (Fundação Paraense de Radiodifusão) que tem uma grande penetração nos municípios e é importante para a interiorização da Fundação”, afirmou o diretor.

As atividades devem se transformar em um projeto de pesquisa institucionalizado. As implementações incluem uma plataforma acadêmica (emulação do sistema acadêmico feita pela área de Tecnologia da Informação da FCG), o congresso intercampi (em parceira com as Universidades do Estado do Pará e Federal do Pará; o estudio Carlos Gomes (para auxiliar o professor na criação de material de conteúdo remoto, inclusive do curso técnico) e o instagram do bacharelado, que oferece entrevistas, concertos didádicos virtuais, entre outros materiais.

Thais Vera Cruz, 26 anos, é aluna do penúltimo semestre do Bacharelado em Música com habilitação em Percussão. Ela está atuando como monitora no projeto de montagem do estúdio para aulas online. “As aulas presenciais fazem muita falta pelo contato aluno-professor, além de vínculos de afeto e amizade. Por isso, participar desse projeto tem agregado muitos valores e conhecimentos. Com a necessidade, tive que desenvolver muitas habilidades qie vou levar para a vida. Fico feliz em estar contribuindo, de alguma maneira, com a comunidade musical a qual eu faço parte. Isso é importante para mim, estar engajada num momento como esse, me mantém ativa, com vontade de participar e doar parte do meu tempo”, afirmou a estudante. 

De acordo com o coordenador do curso de bacharelado, Pedro Messias, os investimentos durante a pandemia serão ganhos sobretudo para quando o ensino regular for retomado para os 120 alunos do curso de ensino superior. “São ações importantes para quando o ensino voltar. São estruturas criadas para produção de conteúdos pedagógicos, vinculados à formação dos alunos. As atividades presenciais não são possíveis nesse momento e uma parte considerável dos alunos não pode acessar conteúdo online. É um conteúdo alternativo que preserva a isonomia acadêmica”, pontuou Pedro.

Planejamento – Além das ferramentas o Instituto Carlos Gomes tem investido em alinhamentos semanais com as equipes docentes. “Com a perspectiva dos concursados assumirem o conservatório dará um salto de qualidade ainda maior. Já fazemos muito com muito pouco. O concurso será uma benfeitoria enorme para o conservatório”, acrescentou o coordenador.

No início do mês, 63 novos servidores públicos foram nomeados para assumir vagas de professores e técnicos em música na Fundação Carlos Gomes. Eles seguem o prazo regulamentar para entrega de documentação para a posse ocorrer no início de agosto e já devem ser inseridos nessa nova fase digital do órgão.