Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Segup vai coordenar a fiscalização de portos e embarcações na divisa entre Pará e Amazonas

A meta é o cumprimento do decreto do Governo do Pará, que proíbe a entrada em território paraense de embarcações de passageiros que venham do estado vizinho

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/01/2021 18h36

As forças de segurança já estão atuando no oeste paraense para conter o avanço da Covid-19A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordenará as ações integradas dos demais órgãos de segurança estaduais para garantir a fiscalização nos portos e nas embarcações de passageiros entre os estados do Pará e Amazonas, a fim de impedir a entrada de pessoas oriundas do estado vizinho em território paraense, como medida preventiva à proliferação da Covid-19. A determinação do Governo do Pará, por meio do Decreto 1.273/2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (14).

“O decreto governamental publicado no Diário Oficial determina o fechamento das divisas do Estado do Amazonas com o Pará, para efeito de entrada no nosso Estado. As embarcações de passageiros estarão impedidas de entrar no território paraense, exceto as embarcações de cargas com tripulantes, que serão devidamente averiguadas e posteriormente liberadas, tendo em vista que não podemos impedir a entrada de cargas e insumos necessários”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.Os agentes de segurança monitoram as embarcações na divisa do Pará com o Amazonas

Efetivo - As ações de fiscalização foram iniciadas nesta quinta-feira (14), com o apoio das polícias Civil e Militar, Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e das forças especializadas do Grupamento Tático de Operações (GTO) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ambos da PM paraense.

Policiais militares atuam na fiscalização das embarcações que navegam pela regiãoO efetivo atuará nas fiscalizações dos portos da região Oeste do Pará, na divisa dos dois estados, principalmente nos municípios de Juruti, Oriximiná, Óbidos e Santarém. As ações serão realizadas nas 24 horas, com fiscalização em embarcações de passageiros e nas embarcações de cargas vindas do Amazonas.

O secretário Ualame Machado ressaltou ainda a atuação dos agentes de segurança no cumprimento do decreto estadual. “Contaremos com o apoio das polícias Militar e Civil, Graesp e Gflu, todos empenhados na fiscalização das fronteiras próximo aos municípios de Juriti, Terra Santa e Faro, para que possamos fiscalizar toda e qualquer embarcação que tente adentrar no nosso território, monitorando se de fato são embarcações de carga e/ou passageiros. Desde o dia de hoje, os passageiros serão impedidos de entrar no Estado. Estaremos empenhados com todos os meios da segurança pública, para que possamos fazer cumprir o decreto estadual”, afirmou o titular da Segup.