Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater capacita agricultores de Santa Bárbara do Pará sobre correção de solo

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
18/02/2021 14h36

Agricultores da Cooperativa da Agricultura Familiar do Assentamento Abril Vermelho e Santa Bárbara (COOAFAV), do município de Santa Bárbara do Pará, na região metropolitana de Belém, participaram de capacitação realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), cujo objetivo foi demonstrar, na prática, a utilização e aplicação do calcário para correção do PH do solo. No total, 21 cooperados participaram da ação.  

O pH do solo é a medida da acidez de uma solução aquosa formada com uma amostra do solo. A medida do pH do solo é um aspecto importante da agricultura, pois ela pode interferir na sua produtividade.

Carlos Roberto Matos, técnico em agropecuária e chefe local da Emater no município de Santa Bárbara, explica que todos os envolvidos na atividade fazem parte do projeto ‘Horta Saudável’, desenvolvido pela cooperativa e que tem a Emater como principal parceira. 

“Com a orientação técnica correta do PH do solo, o foco será na implantação de 120 canteiros de hortas orgânicas, para incentivar o hábito de alimentação saudável e melhorar qualidade de vida da comunidade local”, explica o chefe local, que também possui formação em gestão ambiental. 

A associada Alciente Gomes avalia a capacitação como “proveitosa”. Ela vai iniciar daqui a 30 dias o plantio de hortaliças, como cheiro-verde, alface e cebolinha. 

“Com o incremento da fertilidade, vou ter uma produção de maior qualidade, tendo, assim, um efeito benéfico, refletindo em aumento de produtividade”, afirma a agricultora. E completa: “a Emater está sendo muito importante para nós, associados, nos ajudando com a orientação para a produção e nos dando todo o suporte necessário”, comentou a agricultora.

Parceria

“A Emater, a partir do escritório local, mantém contato direto com a Cooperativa a fim de ampliar o número de parceiros para a efetividade do projeto de implantação de hortas saudáveis. Já há conversas, inclusive, com a Secretaria Municipal de Agricultura, em busca de insumos para execução e continuidade do projeto”, finaliza Carlos Alberto Matos, da Emater.

Santa Bárbara do Pará faz parte do regional das Ilhas, que abrange 12 municípios, que trabalham em sua maioria com açaí nativo e plantado, Sistemas Agroflorestais (SAFs), mandioca, abacaxi, hortaliças, flores tropicais, plantas medicinais, criação de pequenos e médios animais (avicultura, suinocultura, caprinocultura, ovinocultura), aquicultura, pesca artesanal, bovinocultura, bubalinocultura, agroindústria (laticínios) e apicultura.