Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO VIRTUAL

Atletas do 'Talentos Esportivos' participam de competição mundial de ginástica artística

Com o programa, a Seel incentiva a prática esportiva entre crianças, adolescentes, jovens e adultos

Por Carol Amorim (SEEL)
23/03/2021 23h27

Pela internet, em decorrência da pandemia de Covid-19, 10 atletas do Programa Talentos Esportivos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), representam o Brasil no Campeonato Virtual Mundial de Ginástica Artística, entre os dias 23 e 28 de março. O evento, que reúne 512 participantes, será realizado por meio do Zoom, plataforma de videoconferência. As atletas paraenses que participam da competição internacional

Alicia Lisboa, Rita Nascimento, Thaviny Campelo, Letícia Gomes, Lorena Lima, Ana Luiza Souza, Bruna Gomes, Luana Fernandes, Juliana Ramos e Calina Mendes participarão nas séries de solo, diretamente de suas casas, onde cada uma será avaliada de acordo com os movimentos obrigatórios de seus níveis, que vai de um a cinco. Elas vão apresentar a coreografia em no máximo um minuto. 

Segundo o professor Ulisses Lima, a competição tem como objetivo principal fomentar a prática da ginástica no atual cenário de crise sanitária. “Perdemos um pouco da qualidade dos treinos, mas em respeito ao Decreto do Estado e às meninas, temos que ficar em casa. Todas são muito dedicadas, porque todos os dias são repassados treinamentos on-line. É uma forma de incentivo para que as meninas não percam o interesse pela ginástica”, conta Ulisses Lima. A Seel incentiva a prática da ginástica artística por meio do ’Talentos Esportivos’

Adaptação - Para Bruna Gomes, 14 anos, é possível se adequar e manter bons resultados. “Como em todo caso temos nossas dificuldades. Muitas meninas não têm acesso à internet ou não têm espaço para treinar, mas estamos conseguindo nos adaptar e obtendo um bom resultado com esse modelo de campeonato”, garante a atleta. 

Organizado pelo Clube Escuela de Gimnasia de Lima, no Peru, o evento virtual terá a participação de 17 clubes, de 14 países. “Essa é uma forma de reaproximar as ginastas do esporte durante a pandemia. Sabemos que a prática do esporte é essencial para a saúde mental, física e uma grande aliada para o aumento da imunidade”, frisa Arlindo Silva, titular da Seel. 

Cidadania - O Programa Talentos Esportivos visa contribuir para o desenvolvimento do esporte no Pará, evidenciando a integração social, a promoção da saúde e o desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O programa assistiu, entre 2019 e 2020, 800 alunos nos núcleos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), com aulas gratuitas em diversas modalidades, como futsal, voleibol e ginástica artística.

Serviço: Campeonato Virtual Mundial de Ginástica Artística

Site: https://www.facebook.com/escueladegimnasiape/ 

Período: 23 a 28 de março

Horário: A partir das 17 h