Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ação do Estado garante carteira de identidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Seaster e Segup emitem 50 registros de identidade para acolhidos na escola Jarbas Passarinho, no Marco, assegurando direito garantido em lei

Por Camila Santos (SEASTER)
20/04/2021 16h23

 "Eu nunca tive carteira de identidade na minha vida. Isso sempre foi um grande problema pra mim. Mas agora vai ser muito melhor, garanto, e agradeço muito às pessoas dessa ação", disse Sthefanny dos Santos Vilhena, mulher transexual, usuária dos serviços dos abrigos emergenciais instalados pelo Governo do Estado. A fala dela traduz o sentimento de todas as pessoas beneficiadas pela emissão de RG, nesta terça-feira, 20, na Escola Jarbas Passarinho, no Marco, uma das sedes do acolhimento.

Sthefanny, além de solicitar pela primeira vez o seu RG, terá o documento registrado com o seu nome social, direito conquistado pela população transsexual. "É um sonho poder ter meu nome na minha documentação. Esse é um direito importantíssimo, pois não precisamos mais nos submeter a ser quem a sociedade quer ou acha que somos, concluiu.

"É horrível não ter documentos, você fica de mãos atadas. Eu estou mais de seis meses sem meu documento e por isso perdi mais mais de uma oportunidade de emprego. Se eu tivesse, talvez nem estivesse aqui", disse Jane do Socorro de Souza, 48 anos.

Durante a ação, 50 carteiras de identidade foram emitidas. Os serviços de documentação são disponibilizados a partir do cadastro social e do levantamento de informações feito pelas equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Para a emissão das carteiras de identidade, a Secretaria contou com a parceria da Polícia Civil do Estado.

A identificadora Cássia Lobo, representante da Polícia Cívil, destaca a importância da colaboração entre órgãos na execução de serviços essenciais. "As pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam muitas dificuldades de acesso a esses serviços. A junção do trabalho administrativo da Polícia Cívil com o trabalho social da Seaster gerou esta importante ação e estou muito satisfeita em fazer parte".

INCLUSÃO

Gerente do Fundo de Registro Civil da Seaster, Regina de Almeida esteve à frente da ação. A técnica ressalta a importância em promover ações que garantam direitos e cidadania àqueles que estão em situação de vulnerabilidade. "As dificuldades enfrentadas pela população de rua são gigantescas, por isso é fundamental ações como essas. A grande maioria não tem nem a certidão de nascimento, documento essencial e que dá acesso aos demais. Então oferecer o serviço aqui nos abrigos irá facilitar muito a vida dessas pessoas", avaliou Regina.

A Seaster realiza ações estratégicas de cidadania em conjunto com órgãos e municípios, a fim de combater o sub-registro civil de nascimento e promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os serviços são assegurados pela Lei Estadual n°6.831, de 13 de fevereiro de 2006, que cria o Fundo de Apoio ao Registro Civil do Estado do Pará (FRC), com o objetivo de prover a gratuidade prevista na Lei Federal 9.534, de 10 de dezembro de 1997, bem como atender suas determinações.