Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDITORA PÚBLICA

Imprensa Oficial edita livro sobre os 30 anos do programa 'Balanço do Rock'

Um dos marcos da programação da Rádio Cultura do Pará, o programa é definido como a 'mais tribal de todas as festas'

Por Governo do Pará (SECOM)
23/04/2021 22h28

O livro “Balanço do Rock – A mais tribal de todas as festas”, do jornalista Vladimir Cunha, que narra a história do programa de rádio criado nos anos 1990 em Belém, foi entregue nesta sexta-feira (23), pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir. Com 130 páginas, a obra teve a ficha catalográfica, ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro) e impressão feitas pela editora da Ioepa. Hilbert Nascimento, presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), que congrega a Rádio Cultura, responsável pelo programa, recebeu os exemplares.

Jorge Panzera, presidente da Ioepa, ressaltou que a entrega coincidiu com o Dia Mundial do Livro - 23 de Abril, data de falecimento dos escritores Wiliam Shakespeare e Miguel de Cervantes. “Foi uma feliz coincidência entregarmos esse livro, que narra parte da história do rock em Belém e da efervescência cultural da cidade, nesta data. O livro é importante porque muda as pessoas; e as pessoas mudam o rumo da humanidade”, frisou.

O gestor da Imprensa Oficial lembrou que, desde sua criação, em agosto de 2019, a Editora Pública Dalcídio Jurandir vem lançando obras literárias como parte da política do governo do Estado de garantir o acesso à arte e à cultura em todo o Pará.

Jorge Panzera disse ainda que, além do livro sobre os 30 anos do Balanço do Rock, para este ano a Ioepa prevê a entrega de 64 títulos de escritores paraenses. "O próximo passo será a entrega de seis títulos em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Primeiro será entregue a versão para e-book, por meio de uma plataforma da Uepa, e depois os livros impressos. Temos ainda os livros vencedores do edital público de literatura Dalcídio Jurandir, com autores de 11 regiões do Pará", adiantou.

Referência - Segundo Hilbert Nascimento, o livro de Vladimir Cunha é o registro de uma época que começou na Rádio Cultura em 1990, com o programa Balanço do Rock. “Eu digo que existem dois tipos de música que mexem com o ser humano: o rock e a música clássica. Porque eles são a representação real, a raiz da música. E o Balanço do Rock é um programa que envolve gerações de ouvintes nesses 30 anos. É impressionante como é uma referência para quem faz e ouve rock. Este livro é importante porque é um registro histórico de um programa que ainda tem fôlego para muitos anos. Eu acho que enquanto existir a Rádio Cultura, vai existir o Balanço do Rock”, disse o presidente da Funtelpa.

Moisés Alves, coordenador e editor da “Dalcídio Jurandir”, ressaltou a satisfação de a Ioepa ter participado da criação do livro, que será distribuído pela Funtelpa e Ioepa. “De nossa parte, vamos ficar com o livro e distribuí-lo para bibliotecas públicas e instituições parceiras de nossa rede de contatos da área literária”, informou Moisés Alves. (Texto: Ailson Braga – Ascom/Ioepa).