Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Convênio entre Estado e prefeitura vai readequar via estratégica em Santa Cruz do Arari

Por Carol Menezes (SECOM)
27/05/2021 17h17

A agenda do governador Helder Barbalho em Santa Cruz do Arari, na região do Marajó, foi encerrada com a celebração do convênio entre o governo estadual, via Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e a prefeitura municipal para a pavimentação asfáltica de 7KM no trecho Santa Cruz e Jenipapo, obra considerada estratégica para a região. 

"Este é um convênio histórico, o maior da história dessa cidade, para fazer a estrada que ligará o município ao distrito de Jenipapo, inteiramente pavimentada, acabando com o isolamento entre as regiões, do município, fortalecendo ainda mais a presença do Estado", anunciou o governador.

Será realizado um repasse financeiro no valor de R$ 8,6 milhões, com R$ 343,8 mil de contrapartida por parte do município, e todo o restante viabilizado pelo governo do Estado. A execução do serviço deve ocorrer em oito meses, podendo este prazo ser prorrogado ou alterado.

Impacto - A professora Eneida Maurício dos Santos vive em Santa Cruz do Arari desde que nasceu e se emocionou durante o anúncio das melhorias que devem mudar significativamente a vida dos habitantes do município.

"Há muitas décadas a gente enfrenta problemas e nunca, nenhum governador, teve essa atenção com a nossa região de assinar um projeto tão lindo como esse. É muito importante ter a delegacia, ter um delegado presente, um efetivo maior. O Terminal Hidroviário é muito importante porque nosso trapiche é antigo e não tem estrutura de acessibilidade. Por fim, a pavimentação vai melhorar uma estrada que no verão tem muita poeira, o que causa acidente, e na época de chuva, alaga. A gente agradece a disposição em cuidar do município", reconheceu.

Mudança - O titular da Setran, Adler Silveira, reforça o significado do investimento para a melhoria da qualidade de vida da população. "Trata-se de uma obra que vai garantir o direito de ir e vir de quem hoje sofre com a situação de alagamento do trecho no inverno, o que dificulta a locomoção de quem precisa se deslocar entre uma localidade e outra. O governo do Pará nos deu a diretriz de estar presente em todos os municípios e regiões, e é o que estamos fazendo, promovendo a melhoria de vida das pessoas", destaca o gestor. 

Nicolau Pamplona, que é prefeito de Santa Cruz do Arari, conta que, durante o verão, o distrito de Jenipapo é o ponto mais procurado por quem deseja pegar a embarcação com destino a Belém. Durante o período de chuvas, há registro de alagamentos nesta via, o que inviabiliza o transporte terrestre neste trecho. A adequação da via deve garantir maior segurança também para quem se desloca rumo ao município para trabalhar.

"A pavimentação do trecho entre Santa Cruz e Jenipapo vai gerar emprego. Com estrada, os mototaxistas vão poder circular no inverno e no verão, isso ajuda as famílias, melhora o frete para os comerciantes, que não vão depender só do barco. Melhora a vida de todo mundo", finalizou o administrador público.