Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO

Incentivo ao aleitamento materno ganha programação no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

As várias atividades, alusivas à Semana Mundial de Aleitamento Materno, envolveram mães, familiares e funcionários da unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
09/08/2021 19h36

Abertura da programação Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno para usuárias do Hospital Materno-InfantilNa primeira semana de agosto, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), promoveu o apoio ao aleitamento materno, por meio de ações alusivas à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A campanha faz parte do “Agosto Dourado”, destinada ao incentivo ao aleitamento materno no planeta. No HMIB, unidade da rede de saúde do Governo do Pará, entre os dias 2 e 06 de agosto foram realidades diversas atividades interativas e palestras com especialistas para mães, acompanhantes e profissionais de saúde.Orientações sobre doação de leite materno para o Banco de Leite Humano do HMIB

A cor dourada da campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, assim como o laço simbólico em apoio à vida. Além da simbologia, a unidade decorou os corredores da unidade de forma lúdica, para levar informações às mães. Durante todo o mês, a cor fará parte da decoração do Hospital Materno-Infantil de Barcarena em apoio à causa.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no HMIB foi iniciada na última segunda-feira (02) em diversos setores da unidade. No Banco de Leite do Hospital houve palestra sobre a importância do evento no incentivo ao aleitamento e sobre os desafios da amamentação para as mães e no retorno ao trabalho, com a psicóloga Paola Lima.

“A volta ao trabalho, em muitos casos, desperta o medo da separação entre a mãe e o bebê, e um receio de que o bebezinho perca o vínculo materno, por serem estabelecidos os cuidados por terceiros. É importante ter suporte e apoio para se adaptar a essa nova fase, e saber distinguir os papéis que envolvem a maternidade”, disse a psicóloga.

Interação - Após a ação, a terapeuta ocupacional do HMIB, Heloísa Santos, realizou uma atividade interativa com os funcionários, com perguntas e respostas sobre mitos e verdades que envolvem a amamentação. A ideia foi trabalhar, de forma lúdica, a conscientização do aleitamento materno no ambiente hospitalar.Orientações sobre melhores posturas e benefícios do aleitamento materno foram levadas às usuárias nos leitos da maternidade

“Ensinar sobre aleitamento materno com recursos interativos, como jogos, perguntas e respostas, permite a maior participação das mães, acompanhantes e colaboradores, proporcionando um nível mais elevado de aprendizagem, com motivação e engajamento sobre a causa”, explicou Heloísa Santos.

Ao longo da semana houve ainda palestra com a psicóloga sobre o papel do pai e da família na amamentação. “O pai e os familiares podem e devem ser partes desse processo como auxiliares da mulher, participando das atividades domésticas, trazendo suporte físico, emocional e psicoafetivo, sendo uma fonte de troca com a mãe e revezando as atividades enquanto cuidador”, ressaltou a psicóloga.

Experiências - Eliana Pinheiro, mãe pela segunda vez, falou da sua alegria em compartilhar com as mães orientações acerca da prática. Ela acompanha a filha prematura, que está recebendo cuidados clínicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Profissionais do HMIB na campanha Agosto Dourado

“Devido à minha filha ser muito prematura, ainda não pude amamentar ela no seio. Mas graças as profissionais eu comecei a fazer a ordenha e amamentar minha filha pelo copinho. Já tive filho, mas não sabia dessa possibilidade para mães que têm dificuldade. Estou aprendendo muito no Hospital”, contou a dona de casa.

No encontro, as mães puderam aprender também sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê na pandemia de Covid-19, e ainda na prevenção de inúmeras doenças e melhores formas de nutrir a criança mesmo se estiver com a doença. As mães também receberam orientações sobre como o leite materno ameniza possíveis riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê, com a pediatra Suellen Fernandes.

A programação foi encerrada na sexta-feira (06) com palestra sobre a importância da doação de leite materno, com incentivos às doações ao Banco de Leite Humano do HMIB por mães e usuárias que estavam na recepção da unidade. A nutricionista Danielly Sousa ainda destacou os benefícios para mães e bebês, e cuidados posturais para melhor amamentar e ordenhar o leite.

Inaugurado em 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena, gerenciado pela Pró-Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nos seus dois anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 3,5 mil partos e 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa - Ascom/HMIB