Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA URBANA

Governo do Pará garante pavimentação de quase 5 km de vias em Itupiranga

O Estado também firmou parceria para obras de conservação de 270 km de estradas vicinais

Por Kátia Aguiar (COHAB)
19/08/2021 21h53

Governador Helder Barbalho mostra a OS que garante obras de infraestrutura urbana em ItupirangaO governo do Estado vai realizar obras de pavimentação e drenagem em Itupiranga, município do Sudeste do Pará. Nesta quinta-feira (19), o governador Helder Barbalho assinou no município a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras em 20 ruas nos bairros Mutirão, Murici, 12 de Outubro, Novo, Centro e Caveirinha. O prazo de execução previsto é de 12 meses.

"Eu estou muito feliz de voltar aqui destinando cerca de 5 km de asfalto para tirar o povo da poeira e da lama, e levar infraestrutura para o município. Já tivemos a oportunidade de fazer 10 km ainda no governo do Milesi, e agora iniciando essa nova etapa com Benjamim. Ainda hoje liberamos 100 mil litros de combustível para a conservação de estradas vicinais. Estamos em Belém, discutindo para fazer convênio para construção de pontes de concreto para as comunidades rurais, para tirar as pontes de madeira, para tirar as pessoas do isolamento, para integrar as vilas e distritos desse meio rural tão grande e promissor de Itupiranga. Da mesma forma que fiz quando estive no Ministério, onde destinei várias pontes de concreto para este município”, destacou o governador.

O morador Francisco Silva vê melhorias na cidade As obras de pavimentação de vias em Itupiranga vão melhorar a mobilidade para quem vive no município. Segundo o autônomo Francisco Chagas Silva, o maior transtorno é no período de chuvas. "Muita lama, mas ainda no verão muita poeira é levantada. Com essa obra a gente vai receber uma nova vida, uma rua mais trabalhada e pavimentada", disse ele, acrescentando que "com o asfaltamento da minha rua, acredito que muita coisa vai melhorar".

Pacote de obras - A execução das obras faz parte de um programa que beneficia municípios das regiões do Lago de Tucuruí e Baixo Tocantins, por meio do Plano de Inserção Regional dos Municípios à Montante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí - UHE (Pirtuc). Valdir Acatauassu, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop), informou que serão pavimentados 4, 5 quilômetros de vias em Itupiranga, "que fazem parte de um pacote de obras que tem como objetivo beneficiar toda a região do Lago de Tucuruí, garantindo maior mobilidade urbana, em cada uma das sete cidades do entorno da Hidrelétrica de Tucuruí".

Além de Itupiranga, serão beneficiados os municípios de Jacundá, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Nova Ipixuna, Breu Branco e Tucuruí. Os trabalhos de pavimentação de vias iniciaram imediatamente após a assinatura da Ordem de Serviço.

Parceria - Para o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca, é fundamental a união de esforços do governo do Estado e da Prefeitura municipal. "Eu comecei meu mandato doente. O governador disse que eu deveria me recuperar, e depois procurá-lo. Eu fui recebido, e estamos iniciando essa parceria, com a Ordem de Serviço do quartel, asfaltamento de ruas, combustíveis, moradias. E novas parcerias ainda virão, pois em meu primeiro ano de mandato já tenho o governo aqui, e com a perspectiva de daqui a 30 dias retornar para a inauguração de uma escola do município e trazer outros benefícios, como ciclovias e recuperação de ginásios esportivos", adiantou o gestor municipal.

Helder Barbalho também assinou convênio com a Prefeitura de Itupiranga para o repasse de recursos destinados à aquisição de 104 litros de óleo diesel. O combustível será utilizado nas máquinas que farão obras de conservação e manutenção de 270 quilômetros de estradas vicinais.