Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRESCIMENTO

Pará lidera na região Norte a geração de empregos formais no setor de Serviços

Dados do Dieese mostram que foram abertos quase 13 mil postos de trabalho no primeiro semestre deste ano

Por Governo do Pará (SECOM)
21/08/2021 06h00

Mesmo diante de todas as medidas restritivas tomadas para conter a pandemia de Covid-19, o Pará vem apresentando uma trajetória positiva na geração de empregos. De acordo com dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Pará foi o maior gerador de empregos formais no setor de Serviços em toda a região Norte, no primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho de 2021, o Estado gerou quase 13 mil postos de trabalho no setor de Serviços, e no balanço dos últimos 12 meses também foi o setor que registrou crescimento de empregos formais. Somente no mês de junho, o Pará abriu 2.218 postos de trabalho, seguido pelos estados do Amazonas, com a geração de 1.999, e Rondônia, com 730.O Pará, mesmo com a crise econômica provocada pela pandemia, mantém a abertura de postos de trabalho formais

, Retomada econômica - "O setor de Serviços é um dos principais segmentos que têm movimentado o processo de retomada econômica do nosso Estado. Em meio à pandemia, o número de prestadores de serviços aumentou, principalmente os entregadores de gêneros alimentícios, ajudantes e técnicos de pequenas reformas. Agora, com a diminuição das restrições, retomam os espaços de estética, salões de beleza, o que tem contribuído no alcance dos mais de 12 mil novos postos. Com o novo pacote econômico, o Estado permitiu a manutenção das atividades básicas, a geração de renda e a continuidade na contratação de novos trabalhadores", ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda).

O estudo mostra também que, no primeiro semestre deste ano, em todo o Pará houve saldo positivo de empregos formais, no comparativo entre admitidos e desligados. Foram feitas 65.627 admissões, contra 52.638 desligamentos, o que resulta na geração de 12.989 postos de trabalho.

Segundo o Dieese, nos últimos 12 meses o Pará apresentou saldo positivo de empregos formais. Foram feitas 119.890 admissões, contra 99.692 desligamentos, totalizando a geração de 20.198 postos de trabalho.