Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

ParáPaz conclui “Agosto Lilás” com seminário em defesa das mulheres

Encontro encerrou calendário de ações da campanha de conscientização pelo fim da violência de gênero

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
01/09/2021 08h48

Com o objetivo de proporcionar maior aproximação entre os órgãos que compõem as redes de proteção às mulheres dentro do que a Lei Maria da Penha assegura, a Fundação ParáPaz promoveu o “I Seminário de Fortalecimento do Atendimento à Mulher em situação de Violência Doméstica”, realizado na última terça-feira (31) no auditório Ione Coelho, na Delegacia Geral do Pará, em Belém. 

O encontro encerrou diversas ações em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência de gênero, e apesar de ter sido mais restrito, contou com ampla participação do público, inscrito previamente, formado por profissionais nas áreas da assistência social, justiça, saúde e da segurança pública, como destacou o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira.

“O seminário encerra com chave de ouro a atuação da Fundação ParáPaz durante a campanha no mês de agosto e é de extrema importância para a nossa sociedade pois vários profissionais que atuam diariamente em defesa da mulher estão presentes e trazem informações importantes possibilitando um atendimento mais eficaz por parte dos nossos servidores”, pontuou o gestor. 

Durante a programação, com início às 14h30, foram realizadas três palestras. A primeira, ministrada pelas assistentes sociais Jaqueline Araújo e Ilana Oliveira, falava sobre um estudo do perfil socioeconômico de mulheres atendidas no Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), seguida da Delegada Titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Ananindeua, Andreyza Texeira, que apresentou de que forma a Delegacia atua em casos de violência de gênero, e por último, Andreza Miranda, que esclareceu sobre o fluxo de atendimento na Unidade integrada de Ananindeua, que coordena e ressaltou:

“É uma troca de interação, de conhecimento. Muitas vezes os profissionais desconhecem as competências de outros órgãos e esse momento foi pensado para estreitar relações e melhorar cada vez mais o acesso à serviços para mulheres em situação de violência”. 

A assistente social Elisangela Sousa, que coordena o Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas I) de Ananindeua, disse estar satisfeita com a iniciativa e que é fundamental manter esse tipo de parceria. 

“Nós também realizamos acolhimento e essas mulheres chegam totalmente fragilizadas. Trabalhamos o fortalecimento e empoderamento delas e observamos que é importante levar a informação para dentro do ciclo de violência, pois certas vezes elas acham comum essa violência e com a informação  a gente garante que elas saibam seus direitos. Vou sair com muito mais conhecimento do que entrei”, garantiu a participante. 

Na ocasião, estiveram presentes o juiz de Direito Titular da 4ª vara criminal da comarca de Ananindeua, Emanoel Jorge Mouta; a delegada-geral adjunta, Daniela Santos; o promotor de justiça Nadilson Portilho; Rodrigo Mendes, representando a Defensoria Pública do Estado; além de representantes de outros órgãos do município de Ananindeua e do estado.