Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Municípios recebem sinalização viária do Governo do Estado

Projeto "Sinalização Viária por Todo o Pará" é uma iniciativa estadual que objetiva garantir estrutura viária aos municípios para organizar o trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
22/09/2021 09h52

O município de Mocajuba, na região nordeste do estado, recebeu nesta última terça-feira (21), a entrega de seis quilômetros de ruas sinalizadas vertical e horizontalmente. A entrega oficial do serviço ocorreu com a presença de representantes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da prefeitura.

O projeto Sinalização Viária por Todo o Pará é uma iniciativa do Governo do Estado que objetiva levar estrutura viária aos municípios para organizar o trânsito local. Orçada em R$ 390 mil, a sinalização em Mocajuba integra a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) vai beneficiar 32 mil moradores. Além de Mocajuba, vários outros municípios tiveram as obras entregues, entre eles, Vigia de Nazaré e Conceição do Araguaia.

O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, ressaltou que a sinalização integra o cotidiano da cidade e facilita tanto o movimento de automóveis como o de pedestres, assim como facilita para as autoridades a cobrança futura de uma maior responsabilidade com o trânsito. “Sabemos da importância de sinalizar as vias de um município, pois esse serviço organiza o trânsito, promove segurança para quem trafega no local, ajuda a desenvolver o município em vários aspectos, inclusive na economia”, destacou.

Mocajuba está próximo de atingir a municipalização do trânsito, que é um objetivo almejado por muitos municípios. Segundo o secretário municipal de segurança e mobilidade urbana, Taylor Gutemberg, todas as exigências necessárias para a municipalização devem ser alcançadas já no início do próximo ano com o início dos trabalhos da Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari), assim como dos trabalhos de fiscalização com os primeiros agentes concursados entrando em serviço. "Por isso esse trabalho entregue hoje é importante porque só podemos cobrar se a população enxergar os benefícios", assinalou.

Após a entrega oficial da sinalização, os servidores da coordenadoria de educação de trânsito do Detran fizeram uma ação educativa na avenida Teófilo Otoni, uma das principais vias de Mocajuba. Os agentes chamaram a atenção de condutores e pedestres para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Mesmo sem capacete, a condutora Graciane Pompeu elogiou a ação por trazer mais segurança viária a todos. "Aqui a gente ainda vê muito desrespeito às leis de trânsito e a cidade precisa se modernizar", observou. A ação foi encerrada no início da tarde com distribuição de material didático educativo à população.

Texto: Lacênio Barbosa/ Asdecom Detran