Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Portal do Conhecimento firma parceria com Sindcon para coleta de livros em condomínios

Os livros arrecadados serão enviados a bibliotecas públicas e comunitárias, e a outros espaços de leitura em todo o Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
28/09/2021 18h16

Doze condomínios já estão listados para dar o pontapé inicial à parceria entre o Portal do Conhecimento, projeto da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), e o Sindicato de Condomínios do Pará (Sindcon), dentro da ação "Condomínio Amigo da Leitura", que integra a campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”. O objetivo do projeto é arrecadar livros para doar a bibliotecas públicas e comunitárias em todo o Estado, consolidando a diretriz da Ioepa de investir em políticas de fomento à leitura e à valorização da literatura, com ênfase no atendimento a bibliotecas e demais espaços de leitura.

A coordenadora do Portal do Conhecimento, Sandra Batista, participou de uma reunião nesta terça-feira (28) com membros do Sindcon para definir os pontos de coleta. O presidente do Sindicato, Nazareno Nogueira, e outros integrantes da diretoria aprovaram a sugestão do Portal, de tentar reunir 400 condomínios.A coordenadora Sandra Batista e o presidente do Sindcon, Nazareno Nogueira (c), firmaram a parceria de incentivo à leitura

Sandra Batista disse que a ação segue um modelo já adotado pelo Sindcon, que mantém uma campanha de arrecadação de alimentos com vários condomínios da Região Metropolitana de Belém. "O público desses condomínios tem, de uma maneira geral, acesso ao livro; pode comprar livros. Como essa classe média está entrando na era dos e-books, do leitor de livros digitais, há mais chance e disposição para a doação do livro convencional", ressaltou Sandra Batista. A duração da parceria Ioepa e Sindcon será de três meses, de outubro a dezembro deste ano.

De acordo com Sandra Batista, o Sindcon será responsável por enviar correspondências sobre a ação e estabelecer os pontos de coleta de livros. "São 400 condomínios ligados ao Sindcon. O presidente do Sindicato, Nazareno Nogueira, explicou que estabelecerá os pontos de coleta de acordo com o interesse dos condomínios, recolherá os livros doados e o Portal do Conhecimento recolhe as obras na sede do Sindicato", informou a coordenadora do Portal do Conhecimento, acrescentando que "essa centralização do Sindcon, para nós, é muito boa porque facilita nosso trabalho. Outra coisa que merece destaque é que essa arrecadação nos prédios irá nos beneficiar acerca de uma demanda que nós temos, que é a de livros não didáticos".

Projeto-piloto - No mês de maio deste ano, o Portal do Conhecimento realizou um projeto-piloto da ação "Condomínio Amigo da Leitura" no Edifício Domus II, arrecadando mais de 1.500 livros. Sandra Batista disse que os pontos de coletas serão instalados nas salas de administração dos condomínios. "O Sindcon enviará uma carta aos síndicos para que eles informem aos condôminos sobre a existência do projeto 'Doe Livros, Doe Conhecimento'. Um cartaz feito por nós, da Ioepa, também será enviado, e indicará o local de coleta naquele prédio", informou.

Na próxima sexta-feira (1º de outubro), integrantes do Portal do Conhecimento se reunirão com a coordenação da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) para estabelecer uma parceria, com a implantação de uma caixa de coleta da campanha "Doe Livros, Doe Conhecimento". Sandra Batista acredita que a parceria também terá êxito, pois espera contar com a comunidade acadêmica - alunos, professores e servidores da instituição.

Demandas - O Portal do Conhecimento busca atender demandas provenientes das escolas municipais e das bibliotecas comunitárias e demais espaços de leitura.

Segundo a coordenadora Sandra Batista, a parceria contribui com o “alargamento de horizontes do aprendizado e do conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos municípios e comunidades”.

Municípios com interesse em criar e ampliar seus acervos de livros podem enviar ofício, via e-mail, para portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br. O telefone do projeto é (91) 4009- 7847.

Quem quiser doar ou obter mais informações sobre o projeto deve ligar ou acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).

Texto: Ailson Braga – Ascom/Ioepa