Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

UsiPaz Icuí-Guajará promove sua primeira feira gastronômica

Alunos da sala de culinária apresentaram pratos que aprenderam a fazer nos eventos de capacitação oferecidos pela Usina da Paz

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
31/03/2022 18h01

Alunos dos cursos de Gastronomia da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), tiveram a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos nas aulas nesta quinta-feira (31), apresentando pratos feitos por eles na primeira edição da Feira Gastronômica promovida pelo complexo de segurança e cidadania, projeto do governo do Estado.

“Uma oportunidade excelente pra gente que trabalha dentro de casa e não tem condições ainda de ter uma loja física. Essa feira aqui é ótima pra expandir nosso negócio, pra sermos vistas pelas outras pessoas”, avaliou Elisângela Ferreira, aluna da sala de culinária na UsiPaz. Ela levou para comercialização torta de limão siciliano, creme de cupuaçu com chocolate e trufas de café.

Confeiteira há dois anos, Elisângela enxergou na Usina um caminho para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades. “Os professores não ensinam apenas as receitas. Eles mostram como e onde é a melhor maneira de vender nossos produtos, questão da precificação e, principalmente, eu aprendi a valorizar mais a minha mão de obra”, disse.

Valorização - Brena Brito, coordenadora da sala de culinária do complexo, ressaltou a importância de sempre valorizar o trabalho de quem aprende dentro da Usina. “Essa feira nós fizemos com o objetivo de trazer os alunos que já participaram dos cursos e seus produtos, fruto do que aprenderam. Praticamente 100% dos produtos que eles estão comercializando aqui foram aprendidos na sala de culinária, e é justamente pra estimular esse empreendedorismo deles, pra mostrar que é possível aprender aqui na sala, comercializar e gerar renda, que nós estamos promovendo a feira. É uma porta que se abre pra futuras encomendas, para que as pessoas conheçam o trabalho deles”, frisou a coordenadora.

Tamires Paixão se enxerga, hoje, como uma profissional. Formada em Biologia, sempre teve a culinária como atividade secundária. Mas com a chegada da Usina ao bairro, e as oportunidades oferecidas, resolveu investir e dar prioridade para o talento culinário.

Na UsiPaz ela já cursou as aulas de pratos vegetarianos, e agora aprende sobre pratos de entrada para eventos. Para a feira gastronômica, ela levou salgados sortidos, e fez questão de ressaltar que “os cursos são muito bons. É uma oportunidade única. A gente aprende muito, a gente tem uma boa estrutura, um bom suporte, uma equipe de professores maravilhosa. Um curso desse aí fora sairia muito caro pra mim, e aqui eu tenho de graça”.

Diferencial - “Os cursos da Usina são de fundamental importância, tanto pra quem já está inserido no meio acadêmico, como eu, quanto pra comunidade em geral, porque as aulas são voltadas para produção caseira e produção já do mercado. Isso é um grande diferencial, e tá sendo muito importante essa feira pra gente mostrar o nosso trabalho, do que somos capazes. Eu era um profissional de um nível, e agora eu me considero num nível totalmente elevado depois dos cursos que fiz aqui na Usina da Paz”, declarou Daniel Melo de Oliveira, universitário do curso de Gastronomia e aluno do núcleo de culinária do complexo.

Atualmente, na UsiPaz Icuí-Guajará estão em andamento três turmas de culinária: Entrada para Eventos, no turno da manhã; Curso de Sobremesas, à tarde, e Culinária Paraense, no período noturno. Novas turmas deverão ser abertas em abril, com inscrições a serem divulgadas em breves nas redes sociais das Usinas da Paz.