Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Programação especial celebra o mês das crianças no Hospital Oncológico Infantil

Equipe multiprofissional e humanização do HOIOL realizaram eventos simultâneos; programação diversa contemplou usuários de todas as idades

Por Governo do Pará (SECOM)
30/10/2022 16h20

Pintura, jogos de tabuleiro e experiências lúdicas ajudam crianças e adolescentes pacientes de câncer a enfrentar o tratamento Contação de histórias, desenhos, pinturas, cinema e  jogos virtuais e de tabuleiro foram algumas das atividades que compuseram as celebrações do mês das crianças no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL). A programação especial da última semana foi idealizada pela equipe multiprofissional, junto à Humanização do hospital, e teve por intuito oferecer bem-estar emocional e favorecer o hospitalismo positivo aos usuários e acompanhantes.

Além das atividades recreativas, a distribuição de brindes animou os pequenos. Para a psicóloga do Oncológico Infantil, Larissa Fima, a iniciativa visa à diminuição do estresse e da ansiedade ocasionados com o processo de hospitalização e de tratamento oncológico. “O adoecimento é difícil e traz marcas, como as dores físicas, emocionais. As crianças sofrem com as furadas, com a queda de cabelo, com a própria mudança de rotina. Então, fazemos o máximo para que a internação seja um processo mais leve”, disse. 

Ainda segundo a psicóloga, atividades lúdicas contribuem para que as crianças e adolescentes expressem seus sentimentos, estabelecendo uma relação de confiança entre o profissional da saúde e o paciente. “Pensando em todas as crianças, montamos um cronograma que contemple o resgate da infância. Precisamos manter o brincar e o lúdico vivos. E nossa equipe sempre se disponibiliza para que esses momentos possam acontecer mais vezes”, explicou.

Humor - A dona de casa Jennifer Soares, 25 anos, acompanha o filho que luta contra a leucemia e, segundo ela, as programações do HOIOL estimulam o desenvolvimento das crianças e alegram os pais e responsáveis. “Enfrentar um câncer não é fácil para adultos, imagina para crianças. Então, uma programação diferente é sempre boa para eles. Filmes divertidos e as brincadeiras os distraem e eles não ficam pensando no tratamento. O meu filho já fez algumas amizades e notei a mudança do humor dele depois que iniciou o filme. Ele está muito animado e isso me alegra também”, disse a amapaense enquanto observava o filho assistindo ao filme na sala de quimioterapia.

Priorizando o bem-estar dos usuários, a equipe de assistência do HOIOL realizou triagem para avaliar as condições físicas dos internados antes de liberá-los para as interações, como a gincana com bingo e jogos de uno, dominó, baralho, dama, xadrez, memória e quebra-cabeça. Aqueles que estavam restritos aos leitos, participaram da pescaria à beira leito, com distribuição de brindes. Participaram ainda os usuários em acompanhamento ambulatorial que, junto aos responsáveis, integraram a programação.

Texto de Ellyson Ramos (Ascom / HOIOL)