Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"NOVEMBRO ROXO"

No Dia Mundial da Prematuridade, Regional do Marajó promove ensaio fotográfico de bebês

Além de rodas de conversa sobre o tema e outros assuntos de interesse de pais, equipe do Hospital realizou momento especial com direito a lanche e fotos com os pequeninos

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2022 08h23

O ensaio temático foi feito na UTI neonatal e pediátrica do Hospital do Marajó

Referência na assistência de média e alta complexidade na região do Marajó para várias especialidades, entre elas obstetrícia, ginecologia, pediatria e serviço de Maternidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, adere ao "Novembro Roxo", mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade. O tema global do Dia Mundial da Prematuridade, lembrado nesta quinta-feira (17), é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento".

Para comemorar a data, a supervisão dos Ambientes Fechados (UTI Adulto, Pediátrica e Neonatologia), com apoio da Equipe Assistencial, realizará, às 15h, ensaio fotográfico com bebês e suas mães na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica, e às 16h, piquenique com bebês e seus familiares na horta do hospital.

Entre os recém-nascidos estava a pequena Isadora, terceira filha de Josiane Paes Correa, 40 anos, vendedora, que mora em Breves. A menina nasceu no último dia 10 de novembro. "Estou muito feliz. Aqui o atendimento é muito bom, a equipe é bastante atenciosa. Graças a Deus tive a minha filha aqui. É um hospital excelente e está dando tudo certo. Logo logo vou sair com minha filha. Sobre a ação em alusão à prematuridade, gostei muito, não esperava participar; fiquei emocionada. Só tenho a agradecer. As fotos ficaram lindas", contou a mãe.

Segundo a coordenadora das UTIs do HRPM, Larissa Souza, até o momento, neste mês, foram registradas 83 admissões de recém-nascidos na UTI/Neonatal, sendo 52 bebês prematuros. Na última quinta-feira (17) houve o encerramento com o ensaio fotográfico "Lute como um prematuro brasileiro", que contou com entrega de brinde às mães, além do piquenique no espaço externo arborizado do HRPM, onde foi servido um lanche como forma de agradecimento e frases de fortalecimento psicológico e acolhimento a essas mães e familiares.

Programação - A programação do evento teve início na última quarta-feira (16) com realização de Roda de Conversa com a temática do Novembro Roxo e a abordagem sobre “Garantir o contato pele a pele com o pais, desde o momento do nascimento do bebê”.

Houve também encontro com os familiares dos recém-nascidos, no Espaço de Gestantes com a equipe multiprofissional que conversaram sobre temas de interesse dos pais de crianças nascidas no Regional do Marajó, entre eles, aleitamento materno. Durante o encontro os participantes puderam receber a massagem relaxante Shantala.

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental no qual inúmeros indivíduos e organizações de mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro.

Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital fica na Avenida Rio Branco, nº 1266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Vera Rojas