Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

HRPC realiza "Bate-Mapa" de cirurgias para maior segurança do paciente

Adoção de protocolo ajuda a evitar erros cirúrgicos, cancelamentos, além de garantir a excelência do trabalho realizado com foco no resultado do processo

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2022 11h19

O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, realiza um procedimento inovador para garantir maior segurança nos procedimentos de cirurgias juntos aos usuários que dependem dos serviços da unidade hospitalar. O "Bate-Mapa" ou "Round de Cirurgias" consiste em uma reunião diária em que são discutidas informações relacionadas ao ato cirúrgico dos pacientes, levando em consideração as comorbidades, tipo de cirurgia, porte de cirurgia para, assim, definir os materiais e equipamentos que serão utilizados, reserva de leito de UTI, solicitação de hemocomponentes, entre outras informações que envolvem o procedimento cirúrgico.

Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Central de Materiais e Esterilização (CME), Suzanne Carvalho, essa é uma das medidas utilizadas para o fomento do protocolo de cirurgia segura. “Os setores envolvidos, tais como, CC, CME, Farmácia, Clínica de Cirúrgica, Gestão de Leitos, Nutrição e equipe de cirurgiões reúnem-se um dia antes do procedimento para discutir informações relevantes e corrigir o que necessitar, evitando erros cirúrgicos, cancelamentos, além de garantir a excelência do trabalho realizado com foco no resultado do processo e segurança dos nossos pacientes”.

De janeiro até outubro desse ano, já foram efetivadas 3.591 cirurgias. A grande maioria dos atendimentos no HRPC, em ortopedia, cerca de 85% têm como origem acidentes de trânsito ocasionados na região.

A usuária da cidade de Capanema, Amanda Leal, 28 anos, entrou para a estatística do HRPC. Ela sofreu um acidente de carro e fraturou o úmero, osso do braço esquerdo, e foi encaminhada à unidade hospitalar, onde passou por cirurgia, e encontra-se internada, em recuperação. “Foi colocado fixador e o doutor foi muito atencioso, pois eu estava muito nervosa. Ele conversou comigo antes da cirurgia e isso me acalmou muito. O médico explicou como seria feito o procedimento e disse que estava dando o melhor de si. Hoje de manhã, ele veio me visitar para saber como eu estava, sendo bastante humano comigo. Só gratidão”, conta a paciente

Serviço: O Complexo Hospitalar é composto por órgãos do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. As unidades hospitalares atendem usuários 100% SUS, na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HRPC