Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITURA E CONHECIMENTO

Editora da Ioepa expõe títulos de autores paraenses na Festa Literária de Bragança

O evento literário abre nesta quarta-feira (6) até domingo (10), no Teatro do Liceu, com obras como 'Dalcídio, o Reinventor do Caroço de Tucumã'

Por Julie Rocha (IOE)
06/12/2023 08h36

A Editora Pública da Imprensa Oficial do Estado estará com um estande com parte do seu acervo de livros já publicados na Festa Literária de Bragança, que abre nesta nesta quarta-feira (6), e se estenderá até domingo (10). Será a oportunidade para que os leitores do nordeste paraense possam conhecer de perto os títulos dos autores regionais e ainda prestigiar os lançamentos. A programação no estande será acompanhada pelo presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera.

A Festa Literária de Bragança assinala o encerramento, este ano, das festividades literárias do interior, organizadas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras municipais. A Editora da Imprensa Oficial esteve presente em todas elas, desempenhando um trabalho importante de divulgação para conferir dos trabalhos publicados por autores paraenses. 

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, nestes quatro anos de criação da Editora já foram lançados mais de 180 livros de escritores paraenses. Somente neste ano, foram aproximadamente 46 obras lançadas. “Esse esforço contribui de maneira significativa para a promoção e valorização da rica produção literária do estado”, declarou ele.

Moisés Alves, coordenador da Editora Pública, ressalta a importância da participação da editora na Festa Literária, enfatizando seu papel na valorização do livro e da cultura paraense. “A presença no evento é fundamental para que os leitores tenham acesso às obras de diversos autores paraenses”, ressaltou. . 

Nesta quinta-feira (7), às 18h, ocorrerá o lançamento e o pré-lançamento das obras de Eimar Tavares, que foi um renomado tipógrafo, escritor, poeta e jornalista, natural do município de Bragança.

A primeira obra, intitulada "Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova", foi organizada por Claudio Barros e Fernanda Paula Tavares Trindade e já teve um primeiro lançamento no Instituto de Ciências das Artes (ICA), na Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Já o pré-lançamento de "Amuletos e Bibelots" será uma oportunidade aos amantes da literatura de conhecer e adquirir esta a obra do autor em primeira mão durante a Festa Literária de Bragança.

Durante estes dias, os visitantes também terão a oportunidade de explorar o vasto acervo da Editora Pública. Entre as obras disponíveis e à venda no estande da Ioepa, estão: "Dalcídio, o Reinventor do Caroço de Tucumã", "Engenhos do Pará", "Chão de Dalcídio - Perspectivas", "Quilombo América", "Flauta de Bambu", "Baixo- Tocantins - Na vida de sua gente" e "Trabalho infantil: uma análise do discurso de crianças e adolescentes da Amazônia paraense em condição de trabalho".

A Festa Literária de Bragança ocorre de 6 a 10 deste mês, de 9h às 21h, no Teatro do Liceu, em Bragança, nordeste do Pará. A programação completa está disponível no Instagram da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes (@feiradolivroedasmultivozes).

Texto com informações de Gilmar Xavier