HGT reforça práticas seguras no atendimento hospitalar aos seus usuários
As atividades são organizadas em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelas metas internacionais de segurança do paciente

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), desenvolve ações voltadas à prevenção de riscos e à garantia de uma assistência segura aos usuários da unidade hospitalar. As atividades são organizadas em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelas metas internacionais de segurança do paciente e se concentram na padronização de condutas, na capacitação das equipes e no monitoramento de incidentes.
Uma das principais ações promovidas pelo NQSP é a auditoria regular dos Protocolos de Segurança do Paciente. Essa atividade tem como objetivo avaliar a conformidade das práticas adotadas nas diversas áreas do hospital com os protocolos institucionais e normativos vigentes. As auditorias são realizadas por meio de visitas, análise de prontuários e entrevistas com profissionais da assistência, pacientes e acompanhantes permitindo a identificação de possíveis falhas nos processos e a proposição de melhorias.
A enfermeira do NQSP, Marayza Nunes, explica que o setor é composto por duas profissionais, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que realizam mensalmente auditorias internas nos diversos setores assistenciais do HGT.
“Durante as nossas visitas, por exemplo, são avaliados aspectos como a orientação recebida pelo paciente quanto ao uso correto da pulseira de identificação, entre outras medidas de segurança adotadas pela unidade. As informações são coletadas diretamente com os pacientes e analisadas tecnicamente. A partir dos resultados obtidos, são definidas tratativas específicas com o objetivo de corrigir eventuais falhas e aprimorar os nossos processos assistenciais.
Aprovação – Os reflexos dessas práticas para segurança do paciente está retratada na satisfação da usuária Milena Nascimento, de 23 anos, que destacou sua experiência na unidade hospitalar. “Eu me senti segura desde que cheguei. A equipe explicou tudo direitinho e me orientou sobre cada etapa da cirurgia que eu iria fazer. Isso com certeza me deixou mais tranquila para eu realizar o procedimento e graças a Deus tudo foi tranquilo, deu tudo certo”, ressaltou a paciente moradora do bairro Novo, em Tailândia.
Diante do depoimento da usuária, Marayza Nunes explica ainda que o NQSP também realiza treinamentos mensais com as equipes multiprofissionais. Esses treinamentos são planejados com base nas seis metas internacionais de segurança do paciente e abordam temas como identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de quedas e lesão por pressão.
“O nosso objetivo é reforçar cada vez mais o conhecimento de cada profissional e padronizar as práticas assistenciais, contribuindo para a redução de riscos no atendimento”, concluiu a enfermeira.

Nesta semana, como parte das ações do cronograma do NQSP, foi realizada uma atividade com os colaboradores do HGT com foco na Meta Internacional de Segurança do Paciente nº 4, que trata da cirurgia segura. Durante a ação, foram repassadas orientações sobre cuidados e boas práticas a serem adotadas antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos. A atividade contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais de Enfermagem, que também receberam lembranças simbólicas ao final da ação.
Outra frente de atuação do núcleo é o controle e a análise de notificações de incidentes relacionados à assistência. A partir dessas análises, são produzidos relatórios que subsidiam decisões da gestão hospitalar, orientam ações corretivas e preventivas e contribuem para o fortalecimento da cultura de segurança entre os profissionais.
Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.