Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO GARANTIDO
English Version

Instituto de Gestão Previdenciária incentiva inclusão digital de idosos

Oficina realizada pelo IGEPPS ajuda segurados com mais de 60 anos no desenvolvimento de habilidades digitais para uso seguro de ferramentas tecnológicas

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
07/05/2025 13h34
O Instituto investe no conhecimento para dar autonomia aos segurados

Prevista no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), em vigor há mais de 20 anos no Brasil, a inclusão digital é um direito de toda pessoa com mais de 60 anos. Para garantir a conectividade dessa parcela da população e estimular o exercício da cidadania, assim como o acesso a direitos fundamentais e à saúde emocional, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) oferece aos segurados vários serviços virtuais, entre os quais atendimento, consulta de processos e recadastramento previdenciário.

Diante da necessidade dos beneficiários para que estejam aptos ao acesso às facilidades dos sistemas eletrônicos, a autarquia realizou a 3ª edição da oficina para desenvolvimento de habilidades digitais.

Aposentados e pensionistas do IGEPPS aprenderam como utilizar serviços públicos e bancários por meio de dispositivos móveis. "Assim como eu, têm muitas pessoas que não sabem usar a internet e precisam de auxílio. Muito obrigada", disse a pensionista Ana Lúcia Malcher, 73 anos, que participou da ação pela primeira vez. 

Proteção - Estimular a capacitação digital favorece a autoestima, autonomia e o envelhecimento saudável do idoso. O conhecimento sobre o funcionamento das novas tecnologias, como celular e computador, diminui as chances de que o idoso seja vítima de crimes cibernéticos, como golpes financeiros. Na maioria das vezes, os criminosos se aproveitam da falta de informação das vítimas.

"Eu preciso estar mais antenada às ferramentas digitais. Sempre tenho que pedir ajuda. Fico dependendo de outras pessoas para resolver questões simples", informou Ana Lúcia Malcher.

A psicóloga Luzia Poça, do Núcleo de Atenção Psicossocial do IGEPPS(Naps), disse que o Instituto investe na inclusão digital de idosos desde 2022. "Quando o idoso passa a interagir virtualmente com a família, com os amigos, com o mundo, ele transforma o cotidiano e fica menos vulnerável a problemas de saúde, como a depressão", enfatizou Luzia Poça.

A política de incentivo ao acesso consciente dos idosos às novas tecnologias digitais é permanente. “Proporcionar aos aposentados e pensionista do IGEPPS o acesso e uso das tecnologias faz parte das prioridades da gestão do Instituto, porque além da inclusão ao mundo digital esse conhecimento faz com que eles possam usufruir dos serviços oferecidos on-line sem depender de terceiros. Usada com segurança, a tecnologia abre caminhos para o aprendizado, a independência e a integração da pessoa à vida moderna”, informou o presidente do IGEPPS, Washington Albuquerque.

A próxima edição da oficina de inclusão digital será no dia 13 de maio (terça-feira). As vagas são limitadas, e para se inscrever basta acessar www.igepps.pa.gov.br