PM apoia ação educativa do Maio Amarelo e reforça segurança na Alça Viária
Nesta quinta-feira (08), alunos do Curso de Multiplicador de Educação para o Trânsito participaram de uma mobilização educativa no km 7 da PA-483 (Alça Viária), como parte das ações da campanha Maio Amarelo. A atividade foi promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN-PA) e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) de Marituba.
A ação teve como objetivo conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito. Foram realizadas abordagens educativas, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre práticas seguras nas vias.

O Maio Amarelo é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro. Durante todo o mês de maio, são realizadas ações educativas para alertar motoristas, pedestres e ciclistas sobre atitudes que salvam vidas.
Durante a mobilização, foi destacada a relevância da formação de multiplicadores como estratégia de transformação social. “Quando se fala de trânsito, nós não podemos trabalhar apenas a premissa da fiscalização. O trânsito envolve engenharia, mas também uma parte que é super importante, que é a educação. Esse curso forma multiplicadores que agora poderão atuar nas suas unidades, na própria polícia, levando esse conhecimento adiante.
A educação para o trânsito prepara tanto o cidadão que já é condutor quanto aquele que ainda vai ser, incluindo crianças e adolescentes. Ela preconiza valores como respeito, obediência e disciplina, com uma abordagem voltada para a conscientização e valorização da vida”, explicou o Tenente-coronel, Glauco Mourão.
A presença ativa dos alunos, acompanhados por agentes do BPRv e equipes do DETRAN e CETRAN, reforçou o compromisso das instituições com a construção de um trânsito mais humano e responsável.