Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Governo do Pará doa equipamentos à Semma para reforçar serviços ambientais em Belém

Materiais foram apreendidos em fiscalizações da Semas e agora serão utilizados em ações de poda, manutenção de áreas verdes e sustentabilidade urbana

Por Jamille Leão (SEMAS)
13/05/2025 21h23

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta segunda-feira (13), a entrega de diversos equipamentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belém. 

A doação, direcionada à Prefeitura de Belém, tem como objetivo apoiar melhorias na infraestrutura da cidade e na execução de atividades essenciais voltadas aos serviços ambientais, desempenhada pela Semma na Região Metropolitana.

Os materiais serão utilizados em atividades como podas, manutenção de áreas verdes e outras ações voltadas à sustentabilidade urbana. A doação representa a reutilização de bens apreendidos em fiscalizações ambientais, reforçando a eficiência de recursos públicos.

Entre os equipamentos estão motosserras, engraxadeiras, baterias, um gerador de energia, uma motobomba, um pulverizador e sopradores, além de garrafas térmicas, facões, sabres de motosserra, um botijão de gás e uma basqueta.

Os itens irregulares apreendidos durante operações de combate a crimes ambientais são encaminhados ao Setor de Bens e Produtos Apreendidos (SBPA), vinculado à Diretoria de Fiscalização Ambiental (DIFISC), da Semas, que fica responsável pelo controle, guarda e gestão de todos os bens apreendidos.

O diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, destacou a relevância da iniciativa: “esses equipamentos, apreendidos em ações de fiscalização, agora têm uma nova finalidade: servir diretamente à população. Através dessa doação, conseguimos fortalecer as ações municipais e dar um destino aos materiais, contribuindo com a manutenção ambiental e urbana de Belém, e com o fortalecimento do combate aos crimes ambientais em todo o Estado”, afirmou.