Policlínica Lago de Tucuruí mantém quase 94% de satisfação dos usuários
Há três anos, a unidade atende uma gama de especialidades ambulatórias, oferta Hemodiálise e o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea)
Aos 39 anos, Patrícia Pinto Sousa, auxiliar de serviço gerais, notou pequenos nódulos na região da mama. Ela recorreu ao serviço médico, que o solicitou uma série de exames para a conclusão do seu diagnóstico. O rastreamento, que está sendo feito na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, tem agradado a paciente pela sua eficiência na entrega. “Já fiz mamografia, ultrassonografia e biópsia. Tudo na melhor qualidade, muito bom”, elogiou.
Assim como Patrícia, o serviço realizado pela unidade do Governo do Estado, é considerado de excelência pelos pacientes e acompanhantes, é o que aponta o Índice de Satisfação do Usuário, que nos primeiros quatro meses de 2025, registra a média de 93,75%. O dado revela o compromisso com a saúde pública, através da eficiência, acessibilidade e qualidade da assistência que proporciona um atendimento integral e gratuito para os moradores da região do Lago.
Administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), a Poli oferta desde consultas médicas até procedimentos especializados. São disponibilizadas, através do Sistema Único de Saúde (SUS), especialidades médicas e não médicas, abrangendo 33 ambulatórios. Entre as especialidades médicas, destacam-se cardiologia geral, neurocirurgia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria, ortopedia, pneumologia, alergologia, entre outras.
A Poli mantém, ainda, o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea). Francinea Borges, tia de Pedro, de 10 anos, elenca vários benefícios que a unidade trouxe no desenvolvimento da criança.
“Vejo, agora, ele caminhando para adolescência e apresentando uma mudança enorme. Depois que ele passou a ser acompanhado no Natea, ele diz agora que tem de ter rotina e quer fazer as coisas sozinho. Diz que dá conta. Eu tinha medo de ele se tornar muito dependente de mim. Estou muito feliz com a metodologia dele para pensar. O Natea é uma peça fundamental aqui na terra. Abaixo de Deus, está a Natea para a gente”, disse a autônoma, responsável legal do menino.
Hemodiálise
Os moradores do sudeste paraense, também podem contar com a clínica de hemodiálise da Poli do Lago, a qual conta com 30 máquinas que fazem a filtragem do sangue, retirando líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Os pacientes são atendidos em três sessões semanais.
Quem usa o serviço e o aprova é Alex da Silva Ramos. Antes da implantação da unidade, ele precisava ser atendido em Belém. Agora, com a descentralização dos atendimentos de hemodiálise da capital, ele não precisa percorrer longa distância. “Ficou mais perto da onde moro e gostei muito do atendimento. Fiquei surpreso porque não é costume a gente ter um espaço assim e ainda ser bem tratado. Estou confiante no meu tratamento”, agradeceu.
Avaliação
O atendimento na unidade é avaliado através de uma Pesquisa de Satisfação aplicada diariamente aos usuários de forma coletiva e individual, pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
“A pesquisa permite que o usuário registre suas dúvidas, solicitações, sugestões, críticas ou elogios por meio de um formulário. Além disso, o usuário é convidado a responder a um questionário que aborda aspectos como: o tempo de espera para o atendimento, a simpatia e educação do profissional que o atendeu, e a clareza e compreensão das informações fornecidas”, explicou a assistente administrativo, Cleidiane de Sousa, que atua no setor.
Ela lembra que com base nas respostas, o usuário pode expressar sua opinião sobre os setores e os serviços recebidos na unidade. “As manifestações são analisadas detalhadamente e classificadas conforme suas especificidades. Após essa análise, as questões são encaminhadas aos setores responsáveis para conhecimento e/ou providências, e uma devolutiva é enviada ao manifestante com a resposta ou ação tomada”, acrescentou.
Para Cleidiane, a pesquisa assegura o atendimento humanizado prestado pelos colaboradores, proporciona maior aproximação entre os usuários e a instituição e amplia a visão dos gestores, através da ótica do usuário.
Para a diretora executiva da Poli, Léia Sandim, o índice de quase 94% de satisfação é um reflexo do trabalho diário desempenhado pelos profissionais da unidade. “Saber que alcançamos quase 100% de satisfação, nos mostra o quando estamos seguindo para um caminho certo. Promovendo segurança, assertividade e qualidade aos serviços de saúde da população, não apenas de Tucuruí, mas de sete municípios”, garantiu a gestora.
Serviço:
A Policlínica Lago de Tucuruí é referência para a Região de Integração Lago de Tucuruí – Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento.
A unidade fica situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e a clínica de hemodiálise funciona também aos sábados. Todos os serviços são totalmente gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto de Roberta Paraense