Semana de Enfermagem fortalece o trabalho profissional da categoria na Santa Casa
Evento fortalece a temática Enfermagem e Sustentabilidade com práticas inovadoras para desafios contemporâneos

Na busca da excelência do trabalho dos profissionais da Enfermagem, a Santa Casa realizou nesta quinta-feira (15), uma programação ampla que busca investir na qualificação permanente da equipe. Formada por cerca de 1.500 profissionais entre enfermeiros e técnicos de Enfermagem, o Corpo de Enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) representa a maior categoria profissional do hospital.

Benedita Martins, coordenadora geral de Enfermagem, destaca a importância da categoria. “Somos uma instituição com centenas de profissionais que estão na luta por várias gerações de anos, e o nosso maior objetivo, além de prestar assistência, é sermos um hospital que forma novos profissionais. Aqui nós temos alunos que também atuam em campo de estágio e o conhecimento que lhes é repassado, tenho certeza que é um conhecimento de excelência. É fazer com que toda a história de construção da enfermagem, como ciência, seja escrita na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará”, disse.
“É importante agradecer o apoio da gestão por conta do que nós temos para entregar à sociedade, porque sem o apoio deles, nós realmente não conseguiríamos ter os avanços que nós temos. E esse evento é uma forma de agradecimento a todos os colaboradores de enfermagem que compõem essa instituição”, destaca Benedita.

Para Edilson Calandrine, enfermeiro e servidor da Santa Casa há 18 anos, a Enfermagem é uma profissão que se qualifica e se moderniza a cada século. “Neste século XXI, alinhado a toda tecnologia, a enfermagem reforça o cuidado humanizado que é parte fundamental da assistência aos usuários do SUS. E a Santa Casa, que é uma instituição importante, vem dando apoio à capacitação e ao crescimento da enfermagem, junto com a autonomia, que é um fator muito importante. E esse apoio que a gente tem recebido da instituição tem proporcionado um crescimento do corpo de enfermagem tanto na parte técnica profissional, como na parte assistencial”.
Antônio Marcos Freire, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, relata que a Semana de Enfermagem promovida pela Santa Casa, é sempre um evento grandioso, de muita participação dos profissionais, e que discute vários aspectos importantes da profissão, inclusive ligados à ética e ao exercício da profissão. “Na abertura do evento proferimos uma palestra sobre a questão da enfermagem e a sustentabilidade, e como que a enfermagem pode se inserir nesse contexto da COP30, que se aproxime aí, e tirar proveitos para melhorar não só o seu trabalho, como ajudar cada vez mais a resolver os problemas na área da saúde pública”.
“A gente tem que comemorar porque a profissão tem evoluído, tem crescido, o empoderamento da enfermagem com seus líderes, através de trabalhos que são realizados nas instituições, tanto hospitalares como na área da saúde pública, tem melhorado a vida da população, e as soluções têm se apresentado através do trabalho da enfermagem. E isso para nós é motivo de muita alegria, cada vez mais a enfermagem está empoderada. Nós temos uma ampliação a nível nacional da representação política e aqui no estado também”, pontua Antônio Freire.

"Nossa enfermagem está na linha de frente pela melhoria do paciente em todos os momentos, desde o planejamento do projeto terapêutico, a execução desse projeto, o acompanhamento, o monitoramento, garantindo um cuidado integralizado. Nossa equipe de enfermagem vem evoluindo de uma forma exponencial, buscando aperfeiçoamento técnico, se fortalecendo ao longo desses anos, entendendo o seu papel, trabalhando a interação com as outras categorias profissionais e assumindo o protagonismo da sua profissão diante desse cenário que é a saúde", ressalta a médica Norma Assunção, diretora assistencial da Fundação Santa Casa.
“O papel de vocês nesse cuidado é fundamental. E a gente vê a importância da nossa equipe de enfermeiros na área da assistência, com relação a se posicionar para a sua equipe, para a equipe entender que deve ser respeitado e também ser respeitado pelo líder. Hoje eu começo a ver uma Enfermagem se empoderando do seu papel. E essa questão da sustentabilidade, de realmente a gente se enxergar no contexto mundial. Como que a gente vai trabalhar isso no nosso dia a dia. Acho que trazer esse momento para a gente pensar nisso e refazer as nossas práticas é algo que precisamos estar constantemente enxergando esse futuro”, destaca a gestora.

Premiação - Durante o evento que contou com palestras, salas de simulação realística, foi realizado a entrega do ‘Troféu Valderez Andrade’, que distingue os profissionais destaques da enfermagem, fazendo o reconhecimento público desses servidores pelos relevantes serviços de Enfermagem prestados à sociedade.
O nome do prêmio é uma homenagem à enfermeira Valderez Andrade, que dedicou 26 anos à Santa Casa, sendo considerada exemplo de responsabilidade, integridade e competência, tendo realizado importantes atividades técnicas e também ocupado cargos de gestão ao longo de seus anos de atuação na instituição.
O decorrer da programação segue esta tarde com ações de saúde e bem-estar, entre as quais: acupuntura, massagem e reiki, voltados aos servidores e usuários da Santa Casa.