Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

CIIR e Cetea promovem Semana Sustentável para reforçar conscientização ambiental

Iniciativa reuniu ações educativas e integrativas voltadas à preservação ambiental nas unidades do Governo do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
16/05/2025 21h48

Nesta sexta-feira (16), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, encerraram a programação da Semana Sustentável, promovida pela Comissão de Sustentabilidade do CIIR. A iniciativa, iniciada na última terça-feira (13), envolveu usuários, acompanhantes e profissionais das duas unidades de saúde do Governo do Estado, com atividades voltadas à conscientização ambiental e à integração comunitária.

De acordo com Denise Morais, supervisora do setor de Arte e Cultura e presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, as ações foram voltadas à educação ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis, com foco na redução de impactos ambientais, sociais e econômicos. “Práticas sustentáveis, como a Feira da Reuse, o tratamento adequado de resíduos (Ecoponto), as oficinas de Sabão Ecológico e de Reaproveitamento de Alimentos mostram ao público do Centro que é possível trabalhar as questões ambientais na individualidade e na coletividade. Além de minimizarem o impacto ambiental, também geram benefícios econômicos e sociais”, destacou Denise.

Ela também reforçou que a presença de atividades sustentáveis em unidades de saúde contribui para a preservação ambiental, a redução de custos e a promoção do bem-estar de usuários e colaboradores.

Resultados concretos – A programação da Semana Sustentável incluiu o Ecoponto, espaço voltado à coleta e tratamento adequado de resíduos recicláveis, que arrecadou mais de 160 quilos de materiais entregues por usuários, acompanhantes e colaboradores do CIIR e do Cetea. Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, já foram recolhidos mais de duas toneladas de resíduos, o que reforça o compromisso ambiental do Complexo de Reabilitação.

Outro destaque da programação foi a Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, realizada na manhã desta sexta-feira (16), no CIIR, e conduzida por Denise Morais. A ação ensinou formas de reduzir o desperdício e utilizar os alimentos de forma integral, promovendo consciência e economia.

Os participantes também prestigiaram a 5ª edição da Feira da Reuse, iniciativa que estimula o reaproveitamento de materiais e o empreendedorismo sustentável.

Empreendedorismo familiar – Fora da programação oficial da Semana, mas com grande adesão, o Cetea sediou, na quinta-feira (15), a 3ª Feira de Empreendedores, espaço dedicado para mães, pais e responsáveis de usuários apresentarem seus produtos e serviços. Durante o evento, foi realizada a Oficina de Sabão Ecológico, ministrada pelo auxiliar administrativo Igor Monteiro, com apoio de Denise Morais.

Valdelice Souza, de 49 anos, empreendedora do estande “Val Loja Virtual” e mãe de um usuário atendido pelo CIIR há quase sete anos, participou pela primeira vez da oficina. “Achei bem interessante essa iniciativa do CIIR porque nós, mães de usuários assistidos pelo Centro, temos mais oportunidade de empreender e economizar. A oficina se mostra importante porque às vezes a gente pega muito óleo e joga fora. Vai evitar muito desperdício. Vou armazenar e colocar em prática o que aprendi. Agradeço a oportunidade de participar. Foi um privilégio e uma forma de conscientizar a população sobre reciclagem e o descarte correto dos resíduos”, afirmou.

Referência em reabilitação – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços do Centro é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, por meio da Central de Regulação dos municípios, que enviam as solicitações à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:  O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém.
Mais informações: (91) 4042-2157 / 2158 / 2159.