Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Livros da Secult chegam aos museus e memoriais do Pará a partir deste domingo (18)

Publicações que valorizam a cultura e a memória paraense agora poderão ser adquiridas pelo público em espaços culturais da Secult

Por Amanda Engelke (SECULT)
17/05/2025 11h24

A partir deste domingo (18), o público que visitar os museus e memoriais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) poderá adquirir livros publicados pela própria secretaria ao longo dos últimos anos. A ação faz parte de uma política de difusão cultural que visa democratizar o acesso ao acervo editorial da Secult, formado por quase 60 títulos, dos quais 15 foram lançados, na atual gestão, entre 2019 e 2024.

A comercialização dos livros representa uma nova etapa da iniciativa que, na última semana, contemplou instituições como o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), com a doação de exemplares para seus acervos. Agora, as publicações estarão ao alcance de qualquer cidadão que deseja conhecer mais sobre o patrimônio, a literatura e os grandes nomes da cultura paraense.

Entre os títulos disponíveis, estão obras de autores como Edyr Augusto Proença, Dona Onete e Juraci Siqueira, além de livros dedicados à poesia, biografias, literatura infantojuvenil e estudos sobre bens culturais do estado.

Os livros estarão à venda em unidades como o Museu do Estado do Pará (MEP), o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte Sacra (MAS) e o Theatro da Paz.

“Esse é um momento simbólico para a secretaria. Colocar nossos livros à disposição do público nos museus e memoriais é uma forma de tornar acessível um acervo que carrega a diversidade e a riqueza da cultura paraense. Queremos que essas obras encontrem novos leitores, circulem pelos lares e escolas, e contribuam para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo”, afirmou o Secretário de Cultura em exercício, Bruno Chagas.