Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Pará é destaque em reunião anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas, em Rio Branco

Por meio da Semas, o estado que irá sediar a COP30 integrou discussões sobre políticas ambientais e destacou iniciativas de desenvolvimento sustentável de baixo carbono

Por Igor Nascimento (SEMAS)
23/05/2025 16h14

O Governo do Pará foi um dos destaques da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force), encerrada nesta sexta-feira (23), em Rio Branco, no Acre. Representado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o estado participou ativamente das discussões sobre estratégias de combate ao desmatamento e incêndios florestais, REDD+ jurisdicional, bioeconomia, pecuária sustentável, restauração florestal e financiamento de políticas ambientais.

O evento reuniu líderes de 11 países e mais de 43 estados e províncias, com uma programação ampla voltada à implementação de ações locais e globais para a proteção das florestas tropicais. Este ano, o tema central foi "Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades".

“Tivemos uma agenda estratégica aqui no Acre, especialmente nas discussões técnicas com os secretários de Meio Ambiente da Amazônia. Apresentamos políticas implementadas no Pará com pioneirismo que vêm se destacando nacionalmente. A presença do Pará aqui reafirma nosso papel estratégico, especialmente com a realização da COP30 em 2025”, destacou Raul Protázio Romão, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

Destaques nas áreas de reflorestamento e pecuária sustentável

Durante o painel “Restaurando paisagens degradadas: construindo resiliência econômica e climática”, o secretário apresentou o primeiro projeto de concessão florestal para reflorestamento do Brasil: a Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu, localizada em Altamira, no sudoeste do estado. A iniciativa, parte do Plano Estadual Amazônia Agora, prevê investimentos de R$ 258 milhões, a geração de 2 mil empregos e o sequestro de até 3,7 milhões de toneladas de carbono.

“É uma solução concreta com impactos ambientais e socioeconômicos, e serve modelo para outras regiões do país e do mundo”, afirmou Protázio.

Já a secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Renata Nobre, apresentou o inovador programa de integridade e desenvolvimento da pecuária paraense, que está promovendo a identificação individual do rebanho bovino e bubalino no estado. A medida busca fortalecer a rastreabilidade da cadeia produtiva e abrir portas para novos mercados, beneficiando diretamente o produtor rural.

“Trata-se de uma política ousada, que amplia a integridade e garante sustentabilidade a uma das cadeias produtivas mais relevantes do estado”, destacou Renata.

Articulação regional e internacional

O Pará também participou de reuniões do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, com os nove estados da região, além de entidades como o Consórcio da Amazônia Legal, a Cooperação Alemã GIZ, o BNDES e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Entre os temas debatidos, estiveram a atualização dos planos estaduais de combate ao desmatamento, a implementação de ações de REDD+ e estratégias de financiamento por meio do Fundo Amazônia.

A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes. A reunião anterior havia sido realizada na cidade de Mérida, no México.