Terminal Hidroviário de Belém celebra 11 anos como ponto-chave da mobilidade
THB passa por obras de revitalização predial preventiva e corretiva
Quem chega ou sai de Belém pelos rios tem como parada obrigatória o Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto” (THB). Inaugurado em 23 de maio de 2014, o terminal completa 11 anos e passa por obras de revitalização para oferecer mais conforto e segurança aos passageiros durante o embarque e desembarque. As intervenções são executadas pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH).
“É com grande alegria que celebramos os 11 anos do Terminal Hidroviário de Belém. Desde a sua inauguração, o terminal tem sido muito mais que um ponto de embarque e desembarque: é uma ponte entre pessoas, um elo entre os municípios ribeirinhos e a capital, um símbolo de integração e cidadania. Ao longo desses anos, milhões de passageiros já passaram por aqui, beneficiando-se de um serviço que alia segurança, respeito e menor impacto ambiental à nossa rica vocação fluvial. O Terminal Hidroviário é um exemplo de como é possível valorizar nossas características regionais com eficiência e planejamento. Que venham muitos outros aniversários, com ainda mais conquistas”, destacou o presidente da CPH, Hilton Aguiar.
Localizado no Galpão 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), o THB é administrado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH). A localização estratégica permite fácil acesso dos passageiros, inclusive a pé, a pontos turísticos, parques, lojas, shoppings e casas de shows.
Com uma área construída de 5 mil m², o terminal oferece estrutura completa, incluindo áreas de embarque e desembarque, flutuantes cobertos, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, guarda-volumes, lanchonetes, quiosques e guichês para compra de passagens.
Segurança – Quem transita pelo THB conta com o apoio de salas do Juizado da Infância e da Juventude – localizadas ao lado do Portão B –, do Pro Paz, além do policiamento realizado por agentes da Polícia Militar do Pará.
Movimentação – Em abril de 2025, mais de 55 mil passageiros passaram pelo THB. Foram realizadas 479 viagens, sendo 241 de chegada e 238 de saída. Os destinos mais procurados continuam sendo os localizados no Arquipélago do Marajó: Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari.
Serviço:
Localização: Av. Marechal Hermes
Horário: de segunda a domingo, de 5h às 18h
Contato: (91) 9 8895-6563. Por Lucas Rocha (CPH)
Texto: Lucas Rocha