Projeto “Papo de Saúde” incentiva cuidados e informação no Hospital da Mulher do Pará
O trabalho é promovido pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar
Entre o cadastro na recepção e a chamada para a consulta médica, as pacientes do Hospital da Mulher do Pará (HMPA) recebem orientações no circuito de palestras do projeto “Papo de Saúde” com profissionais especialistas em nutrição, fisioterapia e psicologia. A proposta foi pensada para esclarecer às mulheres a importância do acompanhamento com uma equipe multiprofissional promovendo um atendimento integral das demandas femininas.
A supervisora de nutrição do Hospital da Mulher do Pará (HMPA), Marcela Maira, explica que as ações são conduzidas com linguagem acessível e foco na promoção da saúde. Além de esclarecer dúvidas, o projeto reforça a importância do trabalho educativo como forma de empoderar as pacientes, tornando-as participativas no próprio cuidado.
“Buscamos ampliar o conhecimento sobre os serviços prestados na unidade hospitalar para as pacientes ou acompanhantes que comparecerem às consultas agendadas, mostrando a importância de cada profissional da sua área, no caso a psicologia, fisioterapia e nutrição de modo informativo e educativo para combater a desinformação sobre a prevenção de comorbidades, cuidados pré em pós operatórios, que é o nosso foco do ambulatório e trazer essa consciência mesmo da população, formando uma educação contínua”, destacou a nutricionista.
O “Papo de Saúde” também humaniza o atendimento e fortalece o vínculo entre os profissionais e usuários, contribuindo para uma assistência mais acolhedora e efetiva.
Em consulta de retorno após a retirada de pedras na vesícula, a paciente Rosana Costa, 41, pretende fazer o acompanhamento com uma nutricionista no hospital.
“Considero super importante essas informações, porque a boa tarde das doenças nós sabemos que são ocasionadas devido à má alimentação, falta de exercício físico, só que muitas vezes não encontramos um atendimento de saúde tão completo e foi bom saber que aqui temos essa oportunidade de consultar com esses profissionais também para termos o direcionamento correto”, disse a paciente.