Hospital Regional do Tapajós alerta sobre cuidados com a bronquiolite em crianças
Pediatra da unidade, Karla Araújo orienta sobre os sintomas e a prevenção

No período de transição entre o inverno amazônico, caracterizado pelas chuvas, e o verão, que é mais seco na região sudoeste do Pará, aumentam os casos de doenças respiratórias em crianças, como a bronquiolite, uma infecção que acomete principalmente bebês e crianças de até dois anos. Neste cenário, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, alerta pais e responsáveis sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce.
A médica pediatra Karla Araújo, que atua na unidade, explica que a bronquiolite é causada, na maioria das vezes, pelo vírus sincicial respiratório (VSR). “É uma inflamação dos bronquíolos, que são pequenas vias aéreas dos pulmões. Os principais sintomas são tosse persistente, chiado no peito, dificuldade para respirar, febre e cansaço excessivo. É muito comum que os pais confundam com gripe ou resfriado, mas quando há sinais de dificuldade respiratória, é essencial procurar atendimento médico imediatamente”, alerta a especialista.

A pediatra, Karla Araújo, destaca que a prevenção é fundamental. “Evitar locais fechados e com aglomeração, manter a higienização das mãos, limpar com frequência objetos que a criança utiliza e evitar contato com pessoas gripadas são cuidados que ajudam muito. Quando a criança já está com diagnóstico de bronquiolite, é muito importante não fazer automedicação e seguir rigorosamente as orientações médicas. O uso de descongestionantes nasais ou medicamentos sem prescrição pode agravar o quadro”, reforça Carla Araújo.
O Hospital Regional do Tapajós tem uma estrutura completa para atendimento pediátrico. De acordo com o diretor técnico da unidade, Lucas Vergani, “atualmente contamos com leitos de UTI pediátrica, além de unidades de terapia intensiva voltadas para o público infantil, que garantem assistência qualificada e segura para as crianças que necessitam de cuidados especializados”.

A unidade, gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é referência em traumatologia e obstetrícia de alto risco, além de ofertar mais de 25 especialidades médicas, entre elas, a pediatria.
O diretor-geral do Hospital Regional do Tapajós, Salomão Favacho, reitera que a importância da assistência pediátrica. “A pediatria é uma das especialidades fundamentais para o nosso serviço, principalmente por atender uma demanda muito significativa dos municípios da região do Tapajós. Garantimos que as crianças recebam um atendimento humanizado, qualificado e seguro, contribuindo diretamente para a saúde pública da nossa região”, destaca.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós é uma unidade do Governo do Pará. Com 153 leitos — incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Texto de Sammya Ferreira / Analista de Comunicação/HRT