Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Jean Bitar acolhe e incentiva usuários durante a realização de exames e internações

Hospital Jean Bitar é referência no tratamento de doenças gastrointestinais, obesidade, diabetes e cirurgias otorrinolaringológicas, entre outras

Por Marcelo Zeno (HJB)
28/05/2025 10h09

As ações de humanização desenvolvidas pela equipe multiprofissional do Hospital Jean Bitar (HJB) têm proporcionado momentos especiais e emocionantes para os usuários, tanto durante internações quanto na realização de exames. Uma dessas iniciativas é voltada aos pacientes internados, que, no momento da alta, recebem uma homenagem especial: o Certificado Vitória. O gesto simboliza o reconhecimento da força e da superação de cada paciente, deixando uma lembrança afetiva do cuidado recebido.

Professora Maria de Fátima, 40 anos, mostra o Certificado da Vitória. Ela fez a cirurgia da vesícula.

“Eu achei muito bons os profissionais, sempre dispostos a ajudar no processo da cirurgia. Agora me sinto bem melhor pelo acolhimento que recebi,” relatou Maria de Fátima, 40 anos, professora de Belém, que esteve internada para uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula.
A mensagem do certificado carrega o carinho da equipe multiprofissional do HJB:

"Parabéns por se manter forte, mesmo em tempos difíceis. A sua passagem pelo Hospital Jean Bitar revela uma das maiores virtudes da humanidade: a perseverança. E hoje, você ganha a sua recompensa: um novo recomeço. A equipe do Hospital Jean Bitar comemora a sua recuperação."

Segundo Gleiciane Moraes, coordenadora de Apoio, a ideia do Certificado Vitória surgiu durante a pandemia da Covid-19, como forma de celebrar a alta dos pacientes com ações de humanização. “Retomamos essa homenagem para manter vivo esse gesto de carinho e solidariedade, que hoje faz parte da rotina da Assistência. A entrega é feita pela equipe da Portaria no momento mais esperado: a saída de alta hospitalar.”

Ana Beatriz, de 8 anos, sorri ao lado da mãe Solange Santos, após o atendimento humanizado no Hospital Jean Bitar

Outro destaque é a ação do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que tem acolhido com sensibilidade as crianças que realizam exames laboratoriais periódicos. Os pequenos pacientes recebem o Certificado de Coragem, uma forma afetuosa e lúdica de reconhecer sua bravura, promovendo segurança e tranquilidade no processo de cuidado.
Ana Beatriz, de 8 anos, é uma das crianças atendidas. Ela realiza tratamento na unidade há dois anos e já coleciona diversos certificados.

“O certificado é incentivador, tira o medo. Minha filha trata puberdade precoce e se sente mais segura com esse acolhimento,” contou Solange Santos, 50 anos, mãe da menina, moradora do município de Primavera, a 200 km de Belém.

Para o coordenador do SADT, Yago Larrat, ações simbólicas como essa são grandes aliadas no cuidado pediátrico humanizado: "Elas ajudam a transformar o momento do exame em uma experiência mais leve, positiva e menos traumática, promovendo o bem-estar físico e emocional dos pequenos." 

Atendimento especializado com qualidade e acolhimento
O Hospital Jean Bitar é referência no tratamento de diversas especialidades, como doenças gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e assistência à população trans, entre outros perfis assistenciais.

Entre janeiro e abril deste ano, o HJB realizou 123.806 exames e registrou 1.088 internações, sempre com foco na qualidade, segurança e acolhimento aos seus usuários.
HJB - O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB