Cine Líbero Luxardo exibe o relançamento do clássico filme 'Saneamento Básico' nesta quinta-feira
Além dos relançamentos, a programação também traz duas estreias: “Lispectorante”, dirigido por Renata Pinheiro e o documentário “Criaturas da Mente” de Marcelo Gomes.
O Cine Líbero Luxardo abre sua nova programação nesta quinta-feira (29) com uma seleção que mistura relançamentos marcantes e estreias de destaque no cenário do cinema nacional. Os filmes seguem em cartaz até a próxima quarta-feira (4), no cinema que fica localizado no térreo da sede da Fundação Cultural do Pará.
O grande destaque da semana é o relançamento de dois filmes icônicos do aclamado cineasta Jorge Furtado: a comédia “Saneamento Básico, o Filme” (2007) e o curta-metragem “Ilha das Flores” (1989). Ambas as produções retornam às telonas em cópias restauradas em 4K, proporcionando uma nova experiência para o público — agora com qualidade de imagem superior.

“Saneamento Básico”: sátira social com elenco estelar
Estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Paulo José e Bruno Garcia, o longa acompanha um grupo de moradores da fictícia vila de Linha Cristal, na Serra Gaúcha, que precisa construir uma fossa séptica, mas se vê diante de um impasse burocrático: há verba apenas para a produção de um vídeo. Surge então a ideia inusitada de fazer um filme de ficção sobre a própria obra. A narrativa se desenvolve com humor e crítica social, evidenciando o improviso criativo diante da falta de políticas públicas.
O filme rendeu a Fernanda Torres o Prêmio Guarani de Melhor Atriz, e retorna às salas no momento em que seu colega de elenco, Wagner Moura, também brilha nos holofotes internacionais por sua atuação em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

“Ilha das Flores”: clássico do curta-metragem brasileiro
Exibido em conjunto com Saneamento Básico, o curta Ilha das Flores é considerado um marco do cinema brasileiro. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim (1990), o curta-metragem se tornou referência em escolas e faculdades pela forma crítica, irônica e impactante com que discute desigualdade social, consumo e dignidade humana.

Já o filme “Lispectorante”, dirigido por Renata Pinheiro, narra a história de Glória Hartman, artista de 58 anos que, em crise existencial e financeira, retorna ao Recife. Lá, começa a vivenciar acontecimentos misteriosos ligados à escritora Clarice Lispector, enquanto se envolve com um artista nômade. Em um mundo pós-pandêmico em colapso, Glória embarca em uma jornada de reinvenção pessoal e artística.
O longa é estrelado por Marcélia Cartaxo (A Hora Da Estrela) e teve passagem por festivais como o do Rio e a Mostra SP, e rendeu prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante no FestAruanda do Audiovisual Brasileiro (2024).

Dirigido por Marcelo Gomes, o documentário “Criaturas da Mente” abriu o Festival de Brasília em novembro de 2024 com grande aclamação. Produzido pela VideoFilmes em parceria com a Globo Filmes — sendo o primeiro lançamento da produtora após o Oscar de "Ainda Estou Aqui" — o filme é um mergulho nas pesquisas do neurocientista Sidarta Ribeiro sobre os sonhos e o inconsciente. Unindo ciência, espiritualidade ancestral e experiências com substâncias psicoativas, a obra propõe uma nova forma de compreender a mente e a revolução humana.
Confira a programação:
CRIATURAS DA MENTE, 1h25
LISPECTORANTE, 1h35
SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES, 2h10
29/05
16h: CRIATURAS DA MENTE
17h40: LISPECTORANTE
19h30: SANEAMENTO BÁSICO + ILHA DAS FLORES
30/05
16h: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
18h25: CRIATURAS DA MENTE
20h05: LISPECTORANTE
31/05
16h: LISPECTORANTE
17h50: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
20h15: CRIATURAS DA MENTE
01/06
16h: CRIATURAS DA MENTE
17h40: LISPECTORANTE
19h30: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
02/06
15h30: CRIATURAS DA MENTE
17h10: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
19h30: JANELAS: A QUEM PERTENCE O AMANHÃ
03/06
16h: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
18h25: CRIATURAS DA MENTE
20h05: LISPECTORANTE
04/06
16h: LISPECTORANTE
17h50: SANEAMENTO BÁSICO 4K + ILHA DAS FLORES
20h15: CRIATURAS DA MENTE
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Local: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré - Belém.
Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00
Pagamento apenas em dinheiro.
A bilheteria abre uma hora antes das sessões. Lotação: 98 lugares.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.
Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP