Governo do Pará capacita servidores em curso de letramento racial
Formação tem como objetivo tornar o atendimento à população mais equitativo, com práticas antirracistas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), promoveu nesta terça-feira (3), mais um curso de letramento racial para os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A iniciativa busca aprofundar a compreensão sobre os diferentes tipos de racismo, capacitando os profissionais para uma atuação mais consciente e efetiva no combate às desigualdades étnico-raciais dentro e fora do ambiente de trabalho.
A formação foi realizada pela coordenadora de Igualdade Racial da SEIRDH, Roberta Sodré e, segundo ela, o curso busca desenvolver uma consciência crítica sobre o racismo e suas manifestações, além de seus impactos na vida da população preta.

"O intuito do curso é promover o entendimento e o respeito às diferenças étnico-raciais. E quando direcionamos, enquanto DIR, aos servidores públicos, é para que cada pessoa compreenda como o racismo se manifesta e tenha o compromisso diário com o combate dentro e fora do ambiente de trabalho".
A capacitação é vista como um passo fundamental para aprimorar o atendimento à população em privação de liberdade. Anne Sousa, advogada e assessora jurídica da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, ressalta a importância do aprendizado técnico e jurídico proporcionado pelo curso.
"Esta formação faz com que os técnicos da Diretoria possam refletir seus papéis no socioeducativo e ser multidisciplicadores nos espaços de privação e restrição de liberdade. É importante para saber rememorar o processo histórico sobre raça e etnia, aperfeiçoar o atendimento junto à população, que em sua maioria é preta e que hoje está cumprindo medida socioeducativa, bem como as relações institucionais dentro e fora da Fundação sob a questão racial", explica a advogada.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Igualdade Racial (DIR), reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e a construção de uma sociedade mais equitativa. Ao capacitar seus servidores, o estado busca fomentar uma cultura antirracista nas instituições públicas, além das relações interpessoais fora do ambiente de trabalho.