Livro “Ouro de tolo” foi lançado hoje na Universidade do Estado do Pará
Clay Chagas, reitor da Uepa, é um dos autores do livro, fruto da tese de doutorado do pesquisador Roberto Magno Reis Neto

Na manhã desta segunda-feira (16), o auditório Paulo Freire, no campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi palco do lançamento do livro “Ouro de Tolo: A Região Metropolitana de Belém, o Pará e a Amazônia em face das redes do tráfico internacional de cocaína”. A obra é resultado da tese de doutorado do pesquisador Roberto Magno Reis Neto, sob orientação do professor Clay Chagas, reitor da universidade.
O livro analisa a inserção do narcotráfico na Região Metropolitana de Belém e a interconexão desse território com as rotas nacionais e internacionais do tráfico de cocaína. A pesquisa se debruça sobre diferentes aspectos dessa atividade ilícita, com destaque para os impactos nos mercados varejistas das periferias urbanas.

Durante o evento, o professor Clay Chagas destacou o valor da abordagem teórica proposta no trabalho. “O grande exercício deste livro é entender as marcas que o tráfico internacional deixa na sua passagem. Esse tráfico passa e vai deixando marcas. A proposta teórica é justamente mostrar que, quando você absorve uma concepção teórica consistente, consegue aplicar essa compreensão em outras localidades”, explicou.
O autor Roberto Reis também ressaltou o caráter coletivo da obra. “Esse livro é um pouco de todos os professores que eu tive, especialmente no mestrado. Não é só meu e do Clay, mas o resultado de diversas vidas e histórias que se atravessaram”, afirmou.
Ao oferecer uma análise detalhada sobre o narcotráfico na Região Metropolitana de Belém, a obra propõe um modelo teórico aplicável a outras realidades urbanas, ampliando a compreensão do fenômeno em diferentes contextos. A pesquisa reafirma o compromisso da universidade em produzir conhecimento relevante e contribuir para o enfrentamento de desafios sociais complexos, como o tráfico internacional de drogas.