Esquema de segurança reforça ações na inauguração do Parque da Cidade nesta sexta-feira (27)
Expectativa de 30 mil pessoas leva forças estaduais e municipais a montarem operação integrada com quase 300 agentes
O Governo do Pará inaugura nesta sexta-feira (27) a primeira etapa do Parque da Cidade de Belém, projeto que receberá em novembro a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global sobre sustentabilidade ambiental. O Sistema de Segurança Pública, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), destacará ações preventivas e ostensivas desde a abertura dos portões, às 15h, e durante a programação oficial, que começa às 17h.
Com expectativa de público de até 30 mil pessoas, o evento terá shows de Arraial do Pavulagem, Dona Onete e Zaynara. Para garantir a manutenção da ordem pública e a fluidez do tráfego de veículos nas imediações, cerca de 300 agentes atuarão na operação, com apoio de viaturas sobre quatro e duas rodas. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, destaca que a estratégia busca assegurar uma experiência segura e tranquila para todos os presentes.
“Nossas equipes estarão estrategicamente posicionadas em todo o parque e nas áreas de acesso, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança de todos. Além do policiamento a pé e motorizado, utilizaremos tecnologias de monitoramento e comunicação para otimizar a atuação dos agentes e responder rapidamente a qualquer eventualidade. A integração entre as diferentes forças de segurança é fundamental para o sucesso da operação. Estamos confiantes de que, com esse esquema de segurança robusto e bem planejado, os 30 mil visitantes esperados poderão aproveitar ao máximo a inauguração do Parque da Cidade, sem preocupações”, afirmou.
Planejamento operacional
Durante o evento de inauguração, o patrulhamento ostensivo preventivo ficará sob responsabilidade da Polícia Militar (PM), com atuação a pé, em viaturas, motocicletas e diciclos dentro da área do parque. O acesso ao público será feito por três entradas: duas na avenida Júlio César e um na avenida Senador Lemos com Pedro Álvares Cabral.
A sede do 1º Batalhão da PM, localizada dentro do parque, funcionará como Posto de Comando da operação integrada. A Polícia Civil reforçará o efetivo de plantão na Seccional da área e atuará também no posto de comando, por meio da Delegacia Especializada de Grandes Eventos, para agilizar eventuais procedimentos necessários.
Para atendimento pré-hospitalar, o Corpo de Bombeiros disponibilizará viatura de resgate e equipe especializada em emergências, salvamento e combate a incêndios. A Segup, por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), fará patrulhamento aéreo ao longo do dia e durante o evento, dando suporte às equipes em solo.
No tráfego, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Secretaria de Segurança Pública de Belém (Segbel) iniciarão as operações às 14h, com ações de controle e orientações aos motoristas nas avenidas Júlio César e Senador Lemos, nos pontos de entrada do parque e no retorno. Caminhões guinchos estarão disponíveis para remoção de veículos que bloquearem as vias.