Metas de segurança do paciente com temática junina foi tema de roda de conversa no Hospital da Mulher do Pará
A ação ocorreu nesta sexta-feira, 27, no hospital de referência no atendimento integral à mulher, e levou conhecimento direcionado às pacientes

Aproveitando o período festivo da quadra junina, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Qualidade do HMPA prepararam uma roda de conversa com pacientes dos ambulatórios e do setor de exames para reforçar as metas de segurança do paciente. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 27, no hospital de referência no atendimento integral à mulher, em Belém.
“A iniciativa teve como objetivo aproximar os usuários dos protocolos de segurança adotados pela instituição, em um momento leve e descontraído. Ao final da ação, os participantes foram presenteados com mingau, porque ninguém é de ferro”, brincou a diretora-geral do hospital, médica intensivista Nelma Machado.
Para a paciente Adaíses Paiva, de 55 anos, ações como essa fazem toda a diferença no cuidado, dentro da área da saúde. “Às vezes, ao receber um exame, a pessoa não vê o nome, que pode ter uma troca ou ser muito parecido com o de outro paciente. A higienização das mãos também é muito importante. Ela falou sobre checar o nome, sobrenome do paciente e o nome da mãe, e aí sim confirmar. Isso é essencial”, destacou. Ela também aprovou o toque junino da atividade. “Achei ótimo a temática junina. O mingau ficou muito gostoso, a cozinha está de parabéns, tá uma delícia mesmo”, elogiou.
“Arlindo Alves, acompanhante de uma paciente em exame também avaliou que as informações repassadas são fundamentais. “Muito importante verificar sempre a identificação para não ter erro no exame ou no diagnóstico. Já aconteceu comigo em outra unidade de saúde: o nome completo de outro paciente era igual ao meu, só mudava a idade. Isso pode causar confusão”, relatou. Ele também aprovou o momento de leveza. “Foi muito bom que teve esse momento de descontração, e o mingau tava excelente”, comentou.
A atividade integra o conjunto de ações promovidas pelo HMPA para fortalecer a cultura de segurança do paciente e garantir um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado.
Metas internacionais de Segurança do Paciente:
1. Identificação segura;
2. Comunicação efetiva;
3. Segurança medicamentosa
4. Cirurgia segura;
5. Higienização das mãos;
6. Prevenção de quedas/lesão por pressão