Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER
English Version

Parque da Cidade recebe mais de 4 mil pessoas em manhã de esporte e lazer

Organizada pela Seel, a programação gratuita contou com aulas orientadas por profissionais de educação física, serviços de cidadania e vacinação, e confirmou mais 2 mil inscrições para a 1ª Colônia de Férias Pública do Brasil

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
28/06/2025 17h57

O Parque da Cidade recebeu mais de 4 mil visitantes na manhã deste sábado (28) durante uma programação especial promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A agenda contou com atividades esportivas, aulas recreativas e serviços públicos, além da confirmação de 2 mil novas inscrições para a 1ª Colônia de Férias Pública do Brasil.

Profissionais de educação física da Seel conduziram aulas de skate, tênis de mesa, futebol, ginástica natural, hip-hop e dança para a terceira idade. A programação também incluiu serviços da Defensoria Pública, como emissão de RG e orientações jurídicas, além de vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Foram aplicadas doses contra influenza, difteria, tétano, tríplice viral, febre amarela, HPV e meningite ACWY.

“A população ganha um espaço completo para lazer, esporte e convivência. O Parque da Cidade é uma obra da COP 30, planejada para todas as idades e com ampla infraestrutura. Durante todo o mês de julho, teremos aulas gratuitas, oficinas e eventos esportivos para promover inclusão, bem-estar e qualidade de vida”, destacou o titular da Seel, Cássio Andrade.

O bibliotecário Tiago Gomes, 37 anos, elogiou a iniciativa

Entre os visitantes, o bibliotecário Tiago Gomes, 37 anos, elogiou a estrutura. “Tenho três filhos e precisamos de espaços assim. É um legado que merece aplausos.”

Programação segue durante a tarde e à noite

As atividades deste sábado continuam das 16h às 22h, com aulões de tênis de mesa e Muay Thai, oficinas de fundamentos de futebol, basquete e vôlei, além de atrações culturais como pintura ao vivo e o Encontro Geek, que inclui concurso de cosplay, apresentações de K-pop, random play dance e quiz.

Colônia de Férias

A Colônia de Férias do Parque da Cidade começa nesta terça-feira (1º), com turmas fechadas para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos e idosos com mais de 60 anos. Serão dez modalidades esportivas ministradas por professores da Seel, em dois turnos:

Terça a domingo:
Manhã: 8h – 11h30
Tarde: 15h – 19h

Após as 19h, até as 22h, o parque permanece aberto para uso livre sem instrutores. Aos fins de semana, o funcionamento é das 8h às 22h. A programação cultural, coordenada pela Secult, ocorre sempre aos sábados e domingos no fim da tarde, com apresentações de teatro, música, dança, manifestações populares e contação de histórias.

Estrutura esportiva e de lazer

O Parque da Cidade conta com:

  • Skatepark de padrão olímpico
  • Quadras de tênis e poliesportivas (cobertas e descobertas)
  • Campos de futebol society
  • Quadras de areia
  • Mesas de tênis de mesa
  • Academia ao ar livre
  • Playgrounds com esguichos d’água e estruturas de escalada
  • Balanços para crianças e adultos
  • Pista de caminhada e corrida
  • Ciclovia

O Parque da Cidade funcionará das 8h às 22h até 31 de julho, exceto às segundas-feiras, quando abre apenas às 18h para manutenção.

Rumo à COP 30

A partir de agosto, o Parque da Cidade será entregue ao Governo Federal para a montagem dos pavilhões das Zonas Verde e Azul da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém.