Bragantinos vivem expectativa da entrega da Usina da Paz neste mês de julho
Novo complexo comunitário será o 15ª equipamento público entregue pelo Governo do Estado no Pará, desde o início da atual gestão

Moradora de Bragança, no nordeste paraense, a doméstica Hilda Soares acompanha com expectativa a finalização das obras da Usina da Paz (UsiPaz) no município, prevista para ser entregue ainda neste mês de julho.
"A expectativa está alta. Já sei que vai ter serviços de cidadania, educação, saúde, esportes. Vai ser uma oportunidade para todos", comemora.
A UsiPaz de Bragança será a 15ª unidade entregue pelo Governo do Estado. Localizada na avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Vila Sinhá, a estrutura moderna tem cerca de 7 mil m² de área construída e vai oferecer mais de 70 serviços gratuitos à população, em áreas como saúde, assistência social, cultura, lazer, cidadania e qualificação profissional.

Para Hilda, o complexo representa um avanço importante para a cidade. "Com os cursos profissionalizantes e outras atividades em um espaço seguro, a Usina vai ajudar a tirar jovens da criminalidade. É uma grande estratégia", afirma.
Um novo tempo para Bragança
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, reforça o impacto transformador da iniciativa. "Em breve, estaremos entregando um espaço que representa cidadania e um novo tempo para Bragança. A Usina da Paz será um marco de desenvolvimento e inclusão para toda a região".
As UsiPaz fazem parte do programa Territórios pela Paz (TerPaz), e já somam mais de 9,9 milhões de atendimentos desde 2021. Os complexos reúnem serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, além de bibliotecas, salas de estudo, cursos profissionalizantes e muito mais.

A estrutura da unidade bragantina inclui dois prédios principais, o prédio da Usina e o da Assistência, além de áreas voltadas ao lazer e à prática esportiva, como ginásio poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, teatro, parque infantil e piscina.
O taxista Rosinaldo Santos, que mora há 18 anos na cidade, também comemora a chegada do complexo. "A vizinhança já está mais tranquila com o aumento do policiamento. A Usina vai trazer capacitação e valorizar ainda mais a cidade", avalia.

Redução da violência - As Usinas da Paz também têm gerado resultados expressivos na área da segurança pública. Em bairros onde foram instaladas, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) apresentaram redução de até 90%, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na promoção da paz e na melhoria da qualidade de vida.
Atualmente, 14 unidades estão em pleno funcionamento em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Capanema no Caeté, Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.
Além de Bragança, outras 22 novas UsiPaz seguem em construção, nas cidades de Altamira, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.