Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Mais de 400 policiais militares se formam em curso de inglês para atuação na COP 30

Parceria entre PMPA e UEPA garante capacitação de agentes para atendimento bilíngue durante a conferência internacional

Por Tarcya Amorim (PMPA)
01/07/2025 10h26

Com o objetivo de assegurar uma comunicação eficiente com os visitantes estrangeiros durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a Polícia Militar do Pará (PMPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) formaram 452 policiais militares em diferentes níveis de proficiência em inglês. A cerimônia de formatura ocorreu,  nesta segunda-feira (30), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Belém, com a presença de autoridades civis e militares, familiares e representantes da UEPA.

Durante o evento, a cabo Orquídea, oradora da turma, fez um discurso de agradecimento em inglês, traduzido simultaneamente para o público presente. Em seguida, foi apresentada uma simulação prática de ocorrência policial com atendimento a uma turista estrangeira vítima de roubo. Na encenação, conduzida pelo 3º sargento Weber, a interação com a solicitante foi inteiramente realizada em inglês, demonstrando a eficácia do treinamento.

“Esse curso é extremamente importante, pois fortalece nosso conhecimento e amplia nossas possibilidades de atuação. É gratificante receber uma capacitação gratuita, ainda mais com certificação de uma universidade renomada como a UEPA. Com essa formação, temos a certeza de que poderemos prestar um serviço ainda mais qualificado durante a COP30”, afirmou o cabo da PM Jorge Dias.

O reitor da UEPA, Clay Chagas, destacou a importância da formação. “Essa formação é necessária e contínua. Com certeza, aqueles que frequentaram o curso entenderam a importância desse momento. Parabenizo cada um dos senhores que teve a perseverança de iniciar e concluir essa jornada.”

Parceria entre PMPA e UEPA
Inédito, o curso é fruto de uma parceria entre a PMPA e a UEPA, que colaboraram no desenvolvimento da metodologia e no acompanhamento pedagógico dos militares. A ação integra o plano estratégico de segurança pública para a COP30, que deve reunir milhares de participantes de diversos países em Belém, em novembro.

A formação teve início em abril de 2024 e totalizou 192 horas/aula. Os concluintes receberam certificado reconhecido nacionalmente, emitido e assinado pela universidade, que é referência em formação acadêmica e profissional no estado do Pará.

Para o comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, a iniciativa também deixa um legado para além do evento. “Daqui para frente, Belém entra no mapa do mundo no que tange ao turismo. Precisamos estar preparados para receber bem os visitantes, para que levem a melhor impressão da nossa cultura, da nossa cidade e do nosso Estado. Isso fomenta emprego e renda para a população”, ressaltou.